Você está lendo...
BYD vai lançar novo SUV elétrico compacto no Brasil em breve
Notícias

BYD vai lançar novo SUV elétrico compacto no Brasil em breve

BYD Yuan Plus chegará ao Brasil no mês que vem com preço abaixo de R$ 300 mil; SUV tem motorização elétrica de 204 cv e promete tecnologia de ponta

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

14 de nov, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

BYD Yuan Plus
BYD Yuan Plus tem porte de Jeep Compass, mas principal concorrente é o também elétrico JAC E-JS4
Crédito:BYD/Divulgação

A BYD terá, em breve, mais um lançamento no mercado brasileiro: o Yuan Plus. O SUV elétrico estreou em sua terra natal no começo deste ano e a marca chinesa pretende lançá-lo aqui ainda em 2022. O preço deve ficar um pouco mais em conta que nos elétricos à venda no País, como o SUV de 7 lugares Tan EV. Espera-se algo em torno de R$ 300 mil.



A informação foi dada pelo diretor de vendas de veículos elétricos da BYD Brasil, Henrique Antunes, ao site Inside EVs. “O Yuan Plus (chamado de Atto 3 na Europa) é uma certeza de chegar ao Brasil ainda este ano”, afirmou. O executivo disse ainda que o SUV vai se colocar no mercado como “elétrico de entrada da marca, com preço abaixo de R$ 300 mil”.

De acordo com Antunes, o Yuan Plus tem baterias Blade, com lâminas mais leves, menores e mais resistentes. O conjunto tem capacidade de quase 50 kWh e entrega autonomia próxima a 400 km no ciclo asiático. Na China, pode ter pacote de baterias de 60 kWh nas versões mais caras. O novo SUV é o primeiro veículo construído na nova plataforma 3.0 da BYD, dedicada a elétricos. Ele desembarca em nosso mercado no início de dezembro.

Publicidade


Dados

O veículo tem, portanto, motor elétrico com potência máxima de 150 kW, o equivalente a 204 cv. O torque chega a 31,6 mkgf. Assim, vai de zero a 100 km/h em apenas 7,3 segundos. A velocidade máxima fica limitada em 160 km/h.

BYD Yuan Plus
BYD/Divulgação

O utilitário da BYD tem 4,46 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,62 m de altura e 2,72 m de distância entre-eixos. Visualmente, tem faróis afilados, carroceria com poucos vincos e lanternas que preenchem a parte traseira. Os detalhes cromados estão por todos os lados da carroceria.


BYD Yuan Plus
BYD/Divulgação

Na lista, o modelo terá itens como controle de cruzeiro adaptativo, teto panorâmico e multimídia com tela rotativa (de 15,6″), por exemplo. O Yuan Plus será novidade para 2023 ao lado do hatch Dolphin. Assim, dá para esperar a modernidade dos irmãos elétricos Tan EV, Han EV e o Song Plus DM-i, entretanto, com preço menor. Por fim, cabe lembrar que a marca ainda tem no portfólio o monovolume D1 EV, com foco nas vendas diretas.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.