O Euro NCAP passará a incluir simulações com motocicletas. Os novos testes com critérios atualizados entram em operação a partir de 2026 . A implantação geral se estende gradativamente até 2030. O rigor extra sugerido pelo órgão de segurança veicular europeu tem o intuito de tornar as provas mais próximas as situações reais de trânsito.
De acordo com o Euro NCAP, é necessário não apenas testar os carros em si, mas tudo o que envolve o trânsito cotidiano. A afirmação tem base no aumento das vendas – e de acidentes – de scooters no Velho Continente.
A ênfase principal será o estudo do trabalho dos assistentes eletrônicos. A princípio, o órgão afirma que os testes serão realizados em diversas condições climáticas. Desse modo, o Euro NCAP verificará, também, o reconhecimento de motocicletas por automóveis equipados com sistema de controle de cruzeiro adaptativo. As avaliações serão feitas em diferentes tipos de vias, ou seja, não apenas as expressas, mas também as mais movimentadas.
Ademais, os resultados dos testes do Euro NCAP servem para que as montadoras possam melhorar seus produtos em relação à segurança, incluindo sistemas e equipamentos de proteção. Dois exemplos de auxílio para motos que podem diminuir drasticamente as estatísticas de acidentes são os freios ABS sensíveis à inclinação e o controle de tração, por exemplo.
Com 25 anos de trabalhos, o Euro NCAP tem forte relevância no mercado europeu, onde os resultados dos testes são ponto de atenção das fabricantes e dos consumidores. Nesse sentido, estampam até mesmo publicidades. Tudo para atrair clientes.