Após ter imagens reveladas pelo departamento de patentes da China, a nova geração do Ford Edge foi confirmada pela marca do oval azul. Além do visual completamente diferente do anterior, o SUV médio cresceu de tamanho e ganhou opção com sete lugares. Até o momento, a montadora não falou sobre a previsão de estreia do crossover, que será feito em parceria com a Changan. Por enquanto, o modelo será exclusivo do mercado chinês.
Vale lembrar que o SUV saiu de linha no Brasil em 2021, quando a versão ST de 335 cv deixou o catálogo da Ford. Aqui, o Edge vinha importado do Canadá e nunca vendeu tanto como em outros mercados, como os Estados Unidos. Na China, a Ford quer se aproximar do público mais jovem e, por isso, o SUV exibe a nova linguagem visual da marca no país asiático. Inclusive, um dos carros com estilo parecido é o Equator Sport, com o qual divide plataforma.
Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o Edge deve adotar o motor 2.0 turbo de até 251 cv de potência. Por enquanto, não há dados técnicos e de desempenho. Mas a Ford confirmou que a velocidade máxima do SUV é de 193 km/h. Além disso, há especulações de uma versão híbrida, que teria o mesmo 2.0 ligado a um motor elétrico.
Repaginado
Em relação ao design, o SUV passou por uma modernização completa. A dianteira, por exemplo, tem faróis de LEDs mais finos. Eles são conectados por uma barra cromada que fica acima da grade que, aliás, está bem maior e possui elementos tridimensionais na cor preto brilhante. Além disso, o novo Edge tem para-choques com formato aerodinâmico.
Nas laterais, o SUV de 7 lugares também mostra desenho diferente, com uma linha da cintura que forma um degrau na coluna central e desce na direção das lanternas. Dessa forma, os vidros têm formato ondulado. Outro detalhe é o acabamento preto brilhante nas colunas e no teto, bem como a letra “L” na coluna que indica o tamanho.
As imagens industriais, por fim, mostram as lanternas de LEDs interligadas por uma moldura preta, ao estilo do SUV compacto Volkswagen T-Cross. Nela, o nome “Edge” aparece em destaque no centro. Outro elemento de destaque são as maçanetas retráteis das portas – a abertura do porta-malas também é embutida. Por ora, não há imagens do interior, mas espera-se que o SUV da Ford tenha painel largo com duas grandes telas integradas no topo.
SUV de 7 lugares
Por compartilhar plataforma com o Equator, a terceira geração do Ford Edge cresceu e agora tem cinco metros de comprimento. Ou seja, é maior que a antiga versão global, com 4,7 metros. Nas demais medidas, tem 1,96 m de largura, 1,77 m de altura e 2,95 m de entre-eixos. Na versão de cinco lugares, pesa 1.945 kg. Já com sete assentos, tem 2.084 kg.