Você está lendo...
CEO da Volkswagen confirma Golf e Tiguan 100% elétricos em reunião
Mercado

CEO da Volkswagen confirma Golf e Tiguan 100% elétricos em reunião

Hatch e SUV médio da Volkswagen devem estrear no mercado sobre a plataforma atualizada MEB+, que pode alcançar 700 km de autonomia

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

19 de dez, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen
Golf deve estrear com o prefixo ID da família de elétricos da Volkswagen
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Dando mais um passo em seu plano de eletrificação, a Volkswagen acaba de confirmar versões movidas apenas a baterias do Golf e do Tiguan. O anuncio aconteceu durante uma conferência entre acionistas da marca alemã, quando o novo CEO do Grupo VW, Oliver Blume, disse que o hatch e o SUV médio ganharão uma nova geração 100% elétrica.

No evento realizado em Berlim, na Alemanha, houve debates estratégicos sobre tecnologia, condução autônoma e posicionamento da marca no mercado global. Mas, mesmo confirmando os rumores, Blume não entregou detalhes sobre os futuros elétricos da gama. O executivo apenas deixou claro que não como deixar os dois nomes de fora da linha.

Aliás, a nova geração do SUV Tiguan já foi flagrada em testes. Contudo, ao que parece, o utilitário é equipado com motor a combustão. Ou seja, a versão elétrica conviverá com o modelo térmico. O Golf, por sua vez, deve ter apenas opção a bateria.

Publicidade


Volkswagen Tiguan Allspace
Volkswagen/Divulgação

Nova plataforma

Para essa nova geração de elétricos, a Volkswagen utilizará a plataforma MEB+. Esta é uma evolução da arquitetura atual de modelos como, por exemplo, ID.3, ID.4 e a ID.Buzz – a Kombi elétrica. De acordo com a própria fabricante, a MEB+ sofreu diversas atualizações, uma delas que permite o uso de novas baterias capazes de aguentar um carregamento rápido com potência de até 200 kW. Dessa forma, o objetivo é que a autonomia chegue a 700 km.

Golf
Volkswagen/Divulgação

ID.Golf?

Conforme antecipamos no Jornal do Carro, a Volkswagen planeja a migração completa dos carros a combustão para elétricos. E o VW Golf fará parte dessa transição. Afinal, em novembro, o CEO, Thomas Schäfer, afirmou que a montadora não iria abrir mão do nome Golf. “Temos duas marcas icônicas, Golf e GTI. Seria loucura deixá-las morrer”, disse Schäfer.



De acordo com o executivo, os elétricos devem manter o prefixo ID. Entretanto, os clássicos entrariam no universo zero emissão com seus próprios nomes como sufixo, ao invés de um numeral. “Já vimos isso com o ID.Buzz. Assim, além do ID.3 e do ID.4, poderíamos ter, por exemplo, um ID.Golf”, declarou. Ou seja, o ID.Golf pode ficar abaixo do ID.3 em desempenho e preço. Já a versão ID.Golf GTI focará na clientela que busca potência e esportividade.

volkswagen
Volkswagen/Divulgação

Seja como for, não há uma previsão exata de quando o modelo de chegar ao mercado global. Recentemente, a marca apresentou desenhos da plástica de meia vida do VW ID.3, que nem chegou ao mercado brasileiro. O modelo está em pré-venda na Europa e a apresentação oficial acontecerá por lá entre março e junho de 2023.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião