A Ford acaba de revelar detalhes do novo Mustang 2024, ou seja, a sétima geração do esportivo. A estreia vai ser no segundo semestre, nos Estados Unidos. Com avanços em soluções tecnológicas, o principal destaque é a inédita versão Dark Horse. Trata-se da primeira série de alto desempenho da linha em 21 anos. Anteriormente, esse título era do Mustang Bullitt, de 2001.
De acordo com a Ford, está é versão mais potente da história, sem contar os Shelby. O Mustang Dark Horse tem motor Coyote V8 5.0 de quarta geração. Conforme a marca, são 500 cv de potência e 57,8 mkgf de torque. Assim, a empresa informa que o carro é “especialmente projetado para ser uma nova referência em desempenho, tanto nas ruas quanto nas pistas.”
Desenvolvido pela Ford Performance, o motor tem, em síntese, atualizações que incluem virabrequim com sistema de balanço exclusivo e bielas forjadas. Algo usado pela primeira vez no Ford Mustang Shelby GT500. Assim, pode suportar o aumento da pressão e da velocidade de funcionamento dos pistões.
Tem também acelerador de corpo duplo e eixos de comando de válvulas reforçados. Isso, a princípio, garante durabilidade nas pistas, com operação mais próxima da linha vermelha de 7.500 rpm.
Câmbio manual ou automático
Ademais, o Mustang Dark Horse tem câmbio manual de seis marchas. Há, ainda, a opção de transmissão automática de 10 velocidades. No visual, inclui faróis escurecidos, grade pintada em preto brilhante e o primeiro emblema do cavalo voltado para a frente. Traz também aprimoramentos na aerodinâmica, no ajuste do chassi e na suspensão. Tem, por fim, freios Brembo de seis pistões com sistema de resfriamento. E ainda dá para acelerar o motor por controle remoto.
A princípio, o pacote “Performance Pack” oferece recursos adicionais para as pistas. Dentre eles, diferencial traseiro Torsen, suspensão ativa MagneRide e rodas e pneus traseiros mais largos. Já o “Performance Electronic Parking Brake”, todavia, traz freio eletrônico inédito que libera a capacidade de derrapagem traseira do Mustang para drift.