A primeira picape média da história da Kia está cada vez mais próxima do lançamento. O modelo continua em testes com muita camuflagem, conforme mostram novos flagras feitos na Coreia do Sul. Pelo porte, a inédita picape vai mirar diretamente em modelos como, por exemplo, Ford Ranger e Toyota Hilux (atualmente a líder de vendas no Brasil).
Com base nas imagens, é possível notar que o novo modelo é derivado do Kia Mohave – que não é vendido hoje por aqui. Os faróis de LEDs, por exemplo, são idênticos em ambos. A semelhança com o SUV continua na grade e nos para-lamas dianteiros. Seja como for, os flagras não revelam muitos detalhes e, portanto, pode ser apenas uma mula de testes. Ou seja, um protótipo feito sobre o Mohave, que utiliza chassi sob cabine.
Por conta disso, tem peças em comum para desenvolvimentos iniciais de projeto. Afinal, o atual Mohave ganhou facelift em 2019. Ou seja, já antigo para uso como base de um novo modelo. De qualquer forma, a novata deve seguir o porte do irmão SUV. Mas com distância em relação ao solo maior, especula-se.
Motor 3.0?
Até o momento, não há nenhuma revelação sobre o desempenho da picape. Entretanto, o Kia Mohave sul-coreano vem equipado com o motor 3.0 diesel e tração nas quatro rodas. O câmbio, por sua vez, é automático de 8 marchas. Além dessa opção, há também o motor 2.2 turbo diesel de quatro cilindros do Sorento.
Da mesma forma, versões híbridas leves com unidades 48V estão nos planos para cumprir as rígidas regras de emissões de poluentes mundo afora. Caso seja lançada nessa configuração, a Kia vai estrear uma picape híbrida antes da Toyota Hilux Hybrid.
O novo modelo deve estrear na Austrália. Em seguida, deverá chegará à Ásia, África, Oriente Médio. Até América Latina pode estar na rota. Inclusive, a vinda ao Brasil é totalmente possível, afinal, é o maior mercado da região. A previsão de lançamento é 2024.
Duas picapes na reta
Vale lembrar que, de acordo com o evento Kia Investor Day, logo no começo de 2022, a marca confirmou o lançamento de duas picapes. Uma delas usará plataforma elétrica. Estaria entre os 14 novos veículos movidos a baterias que a fabricante vai revelar até 2027. A outra teria arquitetura com motor de combustão interna. A primeira delas será feita com foco no mercado norte-americano. Já a segunda será voltada a mercados emergentes.