O calendário de pagamento do IPVA 2023 no Rio Grande do Sul está liberado desde o dia 1º de janeiro. Os vencimentos ocorrerão no mês de abril, de acordo com o final de placa (veja tabela abaixo). Entretanto, os proprietários de veículos podem ter 10% de desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) caso paguem o tributo até esta terça-feira (31). Vale para pagamento à vista e para parcelamento em seis vezes – até junho.
Há, ainda, opção de quitação com desconto em fevereiro ou março. A princípio, quem quitar o tributo até o dia 28 de fevereiro, ganha redução de 6% do valor. Por fim, os que optarem pelo pagamento até 31 de março, abatem 3%.
E se o proprietário optar pelo parcelamento, não paga juros. Além disso, terá desconto nas parcelas de janeiro (10%), fevereiro (6%) e março (3%). Abril, maio e junho não têm descontos. Entretanto, precisa aderir ao parcelamento (pagar a primeira parcela) até o dia 31 de janeiro.
Cabe salientar que o proprietário não poderá parcelar o IPVA a partir de fevereiro. Neste caso, deverá quitá-lo em parcela única.
De acordo com a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, a consulta dos valores do IPVA 2023, da Taxa de Licenciamento, do Seguro DPVAT (anos anteriores) e de eventuais multas pode ser feita no próprio site da Sefaz e na página do Detran-RS. Também é possível instalar o aplicativo IPVA RS para celular e obter todas as informações.
Outros descontos
As vantagens podem ser ainda maiores para os proprietários de veículos que tiverem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. De acordo com a Sefaz, o abatimento total pode chegar a 28% no caso de pessoas físicas. Entenda abaixo.
Bom Motorista (para quem não tem multas):
De 1 de novembro de 2021 até o momento: desconto de 5%
Desde 1 de novembro de 2020: desconto de 10%
Desde 1 de novembro de 2019: desconto de 15%
Bom Cidadão (aos que solicitam notas com CPF na hora das compras):
150 notas ou mais: desconto de 5%
Entre 100 e 149 notas: desconto de 3%
Entre 51 e 99 notas: desconto de 1%
Como pagar?
Para quitar o imposto, o proprietário deverá ter em mãos os dados de placa e Renavam do veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito. Rede credenciada: Banrisul, Bando do Brasil, Sicredi, Sicoob e Bradesco. Este último, atende apenas correntistas.
Em tempo, a Sefaz informa que “diante da impossibilidade de homologar a tempo o convênio com a Caixa Econômica Federal, temporariamente as lotéricas estão com a arrecadação suspensa”. Portanto, trata-se de um ponto de atenção aos contribuintes.
Há, ainda, opção de pagamento via Pix – basta gerar um QRCode no site da Receita, no Detran local ou no aplicativo do IPVA/RS, disponível na AppStore e no Google Play. No caso de parcelamento, deverá ser gerado um QRCode a cada mês.
Alíquotas
No Rio Grande do Sul, a princípio, todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2004 pagam o IPVA. Entretanto, há modelos passíveis de isenção, como táxis, veículos de transporte escolar e de PcD, bem como ciclomotores e carros elétricos.
Alíquotas do IPVA no RS:
3% – automóveis e camionetas
2% – motocicletas
1% – veículos para locação