Depois de passar 2022 sem apresentar novidades na linha de importados da Hyundai, o grupo Caoa anuncia um pacotão com cinco lançamentos para 2023. O principal deles é o crossover compacto Kona, que estreou em 2017 na Coreia do Sul. O modelo já está no País e terá pré-venda em breve nas versões híbrida e elétrica. Assim, será o primeiro carro a baterias da marca sul-coreana à venda no Brasil. As entregas começam no meio do ano.
Por ora, a Caoa mantém mistério em relação aos preços. Nos Estados Unidos, o Hyundai Kona em versão a combustão (com motor 2.0 a gasolina de 149 cv) parte de US$ 22.140, o equivalente a R$ 113,6 mil na conversão direta e sem taxas. Entretanto, a opção híbrida não está disponível por lá. No Reino Unido, o Kona Hybrid parte de £ 26.315, algo como R$ 161 mil na cotação do dia. Ou seja, o crossover deverá partir próximo da faixa de R$ 200 mil por aqui.
Já o Kona EV é mais caro. Nos EUA, a versão 100% elétrica parte de US$ 33.550 (cerca de R$ 161 mil) e alcança US$ 41.550 (R$ 254 mil) na configuração topo de linha Limited. Isso nos leva a crer que o SUV terá preço na casa dos R$ 300 mil quando desembarcar no Brasil. Dessa forma, vai custar próximo de outros carros elétricos à venda por aqui, como Chevrolet Bolt e Nissan Leaf. Porém, em tamanho, equivale ao Peugeot e-2008, que custa R$ 259.990.
Hyundai Kona Hybrid faz quase 20 km/l
Um dos destaques do crossover será o baixo consumo de combustível. Segundo a Caoa, o Kona Hybrid tem Nota “A” no Inmetro e consumo médio de 17,4 km/l na estrada e de até 19,6 km/l na cidade com gasolina. Os números são do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE). Ou seja, o modelo será mais econômico que o Toyota Corolla Cross híbrido flex, com médias de 14,7 km/l e de 17,8 km/l, na mesma ordem.
Nesta versão, o Hyundai Kona combina motores elétrico e a gasolina. O 1.6 GDI de injeção direta desenvolve 105 cv de potência e torque de 15 mkgf, enquanto o elétrico gera 43,5 cv e 17,3 mkgf. Assim, o conjunto entrega um total de 141 cv e 27 mkgf de torque máximo com o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, e uma bateria de íons de lítio.
Já o Kona EV utiliza um motor elétrico dianteiro que desenvolve 136 cv de potência e fortes 40,3 mkgf de torque máximo. O conjunto incluí um pacote de baterias com capacidade de 39,2 kWh, o que, segundo o Inmetro, fornece autonomia de 252 km. Por dentro, a versão elétrica é mais moderna e traz itens como freio de estacionamento por botão e bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. O multimídia é o mesmo do Creta, com tela de 10,25″.
Jornal do Carro flagrou o Kona no Brasil
Em agosto do ano passado, o JC publicou o primeiro flagra do Hyundai Kona no Brasil. A despeito da camuflagem pesada, foi possível identificar o modelo pelos faróis e lanternas, que estavam à mostra. Tal como antecipamos na ocasião, o crossover híbrido será posicionado entre a linha Creta e o novo Hyundai New Tucson, que ganhará reestilização nas próximas semanas. Além disso – o SUV médio, que tem produção em Anápolis (GO), na fábrica da Caoa – virá com atualização mecânica para cumprir os novos limites de emissões do Proconve L7, em vigor desde 1º de janeiro.
Hyundai Kona já vai mudar na Ásia
Em dezembro de 2022, a Hyundai revelou na Coreia do Sul as primeiras imagens do novo Kona. E a segunda geração do crossover, que estreia em breve por lá, vai mudar radicalmente o desenho em relação ao modelo que está a caminho do Brasil. Dianteira e traseira, por exemplo, terão faróis e lanternas em peça única que lembram sabres de luz.