Logo após a filial brasileira da Toyota registrar a quinta geração do híbrido Prius junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o escritório da Tailândia lançou nova reestilização para o Yaris Hatch, que agora parece com o Corolla à venda no Brasil.
Essa renovação feita na Tailândia vale para a atual geração do compacto, que é a mesma fabricada pela Toyota do Brasil em Sorocaba (SP). Ainda assim, por ora, as mudanças estão restritas ao modelo à venda na Ásia e no Oriente Médio.
As mudanças na dianteira deixam o hatch mais arrojado, com o novo para-choque esportivo, com o estilo “tubarão-martelo” (“hammerhead design”). Por isso, a linha 2023 do Yaris tailandês tem custo menor que o da nova geração, que já estreou na Europa.
Também fica fácil para Toyota brasileira repetir a estratégia, com atualização do Yaris atual na disputa com o rival Honda City. Isso pode acontecer na linha 2024, uma vez que a linha 2023 chegou às lojas daqui janeiro. Pensando nos próximos passos, a atualização pode ser interessante para o lançamento de uma possível versão híbrida flex, por exemplo.
O que muda nesse Yaris
De acordo com a imprensa tailandesa, o Yaris traz o nome de Minorchange 2023 (literalmente “mudança pequena”) e faróis em forma de garra junto à grade. O para-choque octogonal é bem esportivo e deve ir ficar interessante na possível versão GR-Sport.
Aliás, o para-choque traseiro também fica mais esportivo, com falsas saídas de ar laterais e, logo abaixo, um difusor pintado de preto brilhante. As lanternas não mudam. Por outro lado, o interior adota de vez o estilo de Corolla e do restante da linha Toyota, com console horizontalizado e tela flutuante de até 8″, com Android Auto e Apple Carplay. No Brasil, a tela tem 7″.
A mecânica mantém o motor 1.2 a gasolina, que desenvolve 92 cavalos e 11,11 mkgf de torque. Aqui, o Yaris usa o motor 1.5 flex, de 110 cv e 14,9 mkgf com câmbio automático CVT que simula sete marchas. Com este conjunto, prioriza a economia de combustível.
Preços do novo Yaris tailandês
Embora a imprensa tailandesa cite um aumento, os preços do novo Yaris variam de 559 mil a 694 mil baht – cerca de R$ 84.200 a R$ 102.200, na conversão direta. No Brasil, o Yaris Hatch 2023 custa de R$ 96.550 (XL) a R$ 115.690 (XLS). O Yaris Sedã vai de R$ 96.490 (XL) a R$ 120.190 (XLS).
E se não houve lançamento de novo sedã na Ásia, já há flagras do três-volumes com as mesmas alterações na dianteira – a traseira praticamente igual.
Mas e a nova geração?
Essa renovação do Yaris mostra o plano da Toyota já usado no Brasil por VW, Fiat, Chevrolet e outras marcas: uma geração tem novas tecnologias, outra, preço menor. Isso porque a Toyota já revelou nova geração do Yaris Sedã, também na Tailândia, em agosto de 2022, com o nome de Yaris Ativ.
Com 4,42 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,48 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, o novo Toyota Yaris não muda no tamanho, mas expande a cabine em 7 cm, em linha com o novo City. De acordo com o site Mobiauto, essa nova geração já está registrada no INPI desde janeiro deste ano, e pode ganhar produção nacional no futuro.
Ainda mais próximo do Corolla, o Yaris Ativ é maior e mais seguro por usar nova plataforma global, a DNGA (o “D” vem de Daihatsu, marca de baixo custo da Toyota). Trata-se da versão simplificada da base TNGA, utilizada pela dupla Corolla sedã e Corolla Cross.
A Toyota investiu 5,2 bilhões de baht para fabricar esse nova geração na Tailândia, o equivalente a pelo menos R$ 760 milhões. Só que não houve anúncio recente de investimento da montadora no Brasil. Mas há rumores de que a Toyota brasileira está mais interessada em fazer um SUV pequeno, como o Rocky, da Daihatsu, para atuar no segmento.