O New Tucson está de volta ao mercado brasileiro após ter a produção interrompida em 2022. A Caoa, que é responsável pela montagem e comercialização do modelo no País, precisou fazer ajustes para cumprir os novos limites de emissões do Proconve L7, em vigor desde 1º de janeiro do ano passado. Assim, o SUV retorna à linha de produção na fábrica de Anápolis (GO), mas com a reestilização feita em 2019 em outros mercados, como os Estados Unidos.
A decisão joga um balde de água fria em quem esperava ver a atual nova geração do Hyundai Tucson no Brasil. O SUV estreou em 2021 com o estilo mais recente da marca sul-coreana, que traz os faróis totalmente integrados à grade e com efeito tridimensional. No caso do modelo nacional, o desenho não vai evoluir muito em relação ao anterior. A reestilização exterior é superficial e muda basicamente faróis, lanternas, grade frontal, para-choques e rodas de 18″.
Painel interno é principal novidade do SUV
Se não vai mudar muito por fora, ao menos o New Tucson terá mudanças na cabine. A principal delas é o novo multimídia com tela flutuante de 9 polegadas. Por ora, a Caoa não informou se o equipamento terá funções modernas, como conexão sem fio com Android Auto e Apple Carplay. Além da tela central maior, o SUV tem um novo quadro de instrumentos. De resto, é como o modelo da linha anterior e capricha na lista de equipamentos.
Há, por exemplo, freio de estacionamento eletrônico operado por botão, ar-condicionado digital de duas zonas, controle de declive e chave presencial. O volante é o mesmo de antes e não há informações por enquanto sobre a oferta de recursos avançados, como os assistentes semiautônomos do pacote ADAS, que se tornaram obrigatórios nos SUVs médios.
Mecânica e preços do New Tucson no Brasil
Por enquanto, a Caoa não detalhou as mudanças mecânicas do New Tucson. Mas o SUV vai manter o motor 1.6 TGDI a gasolina de injeção direta, bem como o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Porém, para se adequar ao Proconve, pode perder potência e torque. No modelo anterior, o motor gerava 177 cv de potência e 27 mkgf de torque máximo.
O que já sabemos são os dados de consumo no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE 2023) do Inmetro. A unidade exposta pela Caoa trazia a etiqueta com “Nota A” na categoria SUV, e “Nota C” no ranking geral. Segundo a aferição, o New Tucson faz médias de 10,6 km/l na cidade e de 12,2 km/l na estrada com gasolina.
Quanto aos preços, o New Tucson não deve fugir dos valores praticados até 2022. Ou seja, o SUV feito em Goiás deverá partir acima de R$ 200 mil na versão GLS e alcançar os R$ 250 mil na topo de linha Limited. Assim, ficará posicionado acima da linha Creta, que é feita em Piracicaba (SP) pela Hyundai Motor Brasil (HMB).
Quase 200 mil unidades produzidas
Maior sucesso da Caoa enquanto representante da Hyundai, o Tucson é feito no País desde 2010. A primeira geração do SUV ficou em linha até 2018, enquanto o ix35 (2ª geração do modelo lançada com nome chinês) foi feito no Brasil até 2021. Já o New Tucson (3ª geração) ganhou produção local em 2016. Segundo a Caoa, somando as três gerações, o SUV está próximo de atingir a marca de 200 mil unidades feitas na fábrica goiana.