A Nissan começa a vender nesta quinta-feira (16) a nova geração do Sentra no Brasil. O sedã médio, que já está disponível nas concessionárias da marca no País, desembarca do México livre de taxa de importação e com preços competitivos para tentar combater o avanço dos SUVs, que fez o segmento quase sumir. Por isso, o novo Nissan Sentra 2023 vem com tabela estrategicamente posicionada entre os SUVs compactos, como Creta, HR-V e T-Cross.
Com preço inicial de R$ 148.490, o novo Sentra tem quase o mesmo valor de partida do Chevrolet Cruze, que vem da Argentina e parte de R$ 148.650. Entretanto, o sedã da General Motors (com motor 1.4 turbo de 153 cv) já está próximo da aposentadoria e não terá nova geração. E o Nissan, por sua vez, vem completamente reformulado e repleto de conteúdos modernos. Um dos destaques é o visual com inspiração nos sedãs maiores, como o Altima.
Dessa forma, o seu concorrente direto será o Toyota Corolla sedã, líder da categoria, com produção em Indaiatuba (SP) e tabela inicial de R$ 146.890 na versão de entrada GLI. Aliás, os dois sedãs usam mecânica parecida. O Corolla tem motor 2.0 flex com até 177 cv e 21,4 mkgf de torque, e câmbio CVT que simula 10 marchas. Já o Sentra 2023 traz um novo 2.0 a gasolina com 151 cv e um torque máximo de 20 mkgf a partir de 4.000 rotações por minuto.
Preços e versões do Nissan Sentra 2023
A Nissan lança o novo Sentra no Brasil em duas configurações. São elas a Advance (R$ 148.490) e a Exclusive (R$ 171.590). No caso do modelo topo de linha, há a opção de “Interior Premium” com tabela de R$ 173.290. Segundo a montadora japonesa, o Sentra Advance já está nas lojas, mas a opção Exclusive chega no fim de março às revendas.
Os valores são bastante parecidos com os do Corolla sedã, que custa R$ 175.590 na versão GR Sport, a mais cara com motor 2.0 flex e câmbio CVT. Bem como ficam emparelhados com Honda HR-V, Hyundai Creta e VW T-Cross, três dos SUVs compactos à venda do País.
Sentra 2023 aposta em conteúdos “exclusivos”
Para tornar esta nova geração do Sentra competitiva, a Nissan traz o sedã com bastante recheio desde a versão Advance. A lista tem, por exemplo, ar-condicionado automático e digital de duas zonas, revestimento de couro sintético nos bancos e no volante, ajuste elétrico no assento do motorista, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e frenagem automática de emergência com alerta de colisão frontal.
Além disso, traz itens importantes, como computador de bordo com tela TFT colorida de 7″ e multimídia com tela de 8″ e conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Ademais, tem câmera de ré, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, seis airbags e controle de cruzeiro.
Já a configuração Exclusive traz alguns equipamentos que os sedãs rivais não disponibilizam. Entre eles, por exemplo, a câmera de visão 360º e o sistema de som premium da Bose com oito alto-falantes. O sedã da Nissan também vem de fábrica na versão mais cara com teto solar elétrico e recursos avançados de condução semiautônoma, tais como alerta de ponto cego nos retrovisores, assistente de permanência em faixa e farol alto automático.
Por enquanto, a Nissan não fala sobre ampliar a gama. Mas o novo Sentra poderá ganhar ainda a versão de entrada Sense, que teria preço mais acessível. Esta viria com rodas de liga leve de 16″, assistente de partida em rampas, LEDs de condução diurna, chave presencial e banco do motorista com ajuste de altura, por exemplo.
Pré-venda tem sinal de R$ 2.000
Para iniciar as vendas do Novo Sentra 2023, a Nissan criou um hotsite especial e disponibilizará as primeiras 100 unidades do sedã com alguns benefícios. No endereço www.novosentra.nissan.com.br ou na seção “Compre Agora” do site da Nissan é possível reservar o modelo após preenchimento de cadastro. Em seguida, o cliente escolhe da versão e a revenda mais próxima, e faz pagamento de sinal no valor de R$ 2.000.
Como cortesia, a montadora dará aos compradores das 100 primeiras unidades um “kit de boas-vindas” com o pacote Plus do Nissan Protect. Este fornece três anos de revisões grátis e um ano extra de Nissan Way Assistance. Além disso, os clientes ganharão um cartão combustível no valor de R$ 1.000 e uma viagem criada pela agência Instaviagem. O pacote incluí duas diárias, experiências, jantar, seguro e presente no quarto do hotel, bem como uma mala personalizada pelo estúdio de design da Nissan América Latina e pela marca Pace.
Confira os principais equipamentos de série de cada versão:
Nissan Sentra Advance 2.0 CVT
Principais equipamentos: Bancos forrados com material sintético na cor preta, sensor crepuscular, airbags duplos frontais, laterais e de cortina, alerta avançado de colisão frontal (I-FCW), ar-condicionado automático digital de duas zonas, assistente Inteligente de Frenagem (FEB), faróis Full-LEDs, alerta de objetos no banco traseiro, alerta de atenção do motorista (I-DA), banco do condutor com regulagem elétrica, bancos dianteiros aquecidos, banco traseiro bipartido e dobrável, câmera de ré, central multimídia de 8″ com Android Auto e Apple Carplay, ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis, freios a disco nas 4 rodas com ABS, quadro de instrumentos com display colorido de sete polegadas, portas USB dianteiras (Tipo A + Tipo C) e traseira (Tipo A), rodas de liga leve de 17″ diamantadas e pneus 215/50 R17, sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), paddle shift no volante, assistente de partida em rampa (HSA) e som com 6 alto-falantes.
Nissan Sentra Exclusive 2.0 CVT
Adiciona os seguinte itens: Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Assistente de Mudança de Faixa (LDW+I-LI), Faróis automáticos (HBA), monitor de Ponto Cego (BSW), partida remota do motor, controle de cruzeiro adaptativo, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, som premium da Bose com oito alto-falantes, teto solar elétrico, câmera de visão 360º e detecção de objetos em Movimento (AVM + MOD).
Revisões e garantia
O Novo Nissan Sentra tem 3 anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem. Além disso, tem valores fixos para as revisões periódicas obrigatórias até 60 mil km, que, segundo a marca japonesa, estão entre os menores custos do segmento. São R$ 591 na primeira parada aos 10.000 km, depois R$ 1.131 na revisão de 20.000 km. Os valores se repetem dos 30.000 km até os 60.000 km, na mesma ordem, totalizando um custo de R$ 5.166.