Você está lendo...
Novo hatch elétrico da VW tem telas que imitam instrumentos do Fusca
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Novo hatch elétrico da VW tem telas que imitam instrumentos do Fusca

Novidade permite que motorista do hatch elétrico tenha a sensação de voltar ao passado e guiar grandes sucessos da Volkswagen

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

20 de mar, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Painel do ID.2all permite ao motorista "voltar no tempo" e ter a sensação de guiar um Fusca
Crédito:(Volkswagen/Divulgação)

Com forte apelo nostálgico, o futuro hatch elétrico de entrada da VW, o ID.2all, chamou atenção do público por um de seus artifícios tecnológicos. No painel do carro, é possível trocar o desenho do velocímetro por uma releitura digital do modelo encontrado no Fusca ou mesmo do Golf alemão, por exemplo.

O conceito – que, conforme contamos no Jornal do Carro, antecipa o Golf elétrico – terá motor capaz de gerar 226 cv de potência. Mas, ainda mais importante será o preço: o hatch deve custar em entorno de 25 mil euros ou 140 mil reais em conversão direta. Além de acessível, o hatch promete o espaço do carro médio e o consumo de Polo.



Moderno, painel do ID.2all esconde o jogo, funções especiais estão dentro do sistema (Divulgação/Volkswagen)

Publicidade


Mas, de volta ao painel, a marca desenvolveu um cluster que permite ao motorista alterar o estilo dos mostradores. Assim, na tentativa de agradar clientes e fãs mais puristas, a tela oferece grafismos futuristas da própria linha ID, bem como o velho painel analógico do Fusca ou o do Golf dos anos 1980. Uma forma divertida de resgatar o passado no momento em que os clássicos da marca, como Golf e Passat, estariam sob risco de não sobreviverem à eletrificação.

Forte apelo nostálgico dá o tom da novidade

Painel clássico do Golf traz de volta luzes espia e relógio digital (Divulgação/Volkswagen)

Quem optar pelo painel do Golf, encontrará o visual clássico dos anos 1980, composto pelas luzes espia, que avisam sobre diversas funções do carro. O medidor de combustível, no entanto, passa a indicar a carga da bateria.


Nem mesmo os mais saudosistas ficam de fora. Para os amantes do Fusca, o painel clássico do modelo retorna, com alguns detalhes bem sutis. Como por exemplo, a presença do indicador de posição do câmbio automático à esquerda, onde no modelo original ficava um alto-falante.

O painel do Fusca emulado no ID.2all: uma boa homenagem aos fãs do carro (Divulgação/Volkswagen)

Os mais detalhistas podem notar a nova velocidade máxima do painel, algo impensável no velho besouro. No entanto, nem o multimídia não fica de fora, onde a tela central ganha o formato do antigo rádio do Fusca, permitindo ao motorista uma imersão completa no clássico. Além disso, o cluster central simula um toca-fitas, um detalhe bem bacana.


Ainda que seja uma simples imagem perto de tudo o que representa o ID.2all, seria interessante que os demais veículos possam fazer parte dessa experiência. Detalhes como o brasão de Wolfsburg e o grafismo clássico dos modelos dos velocímetros dão o tom de homenagem da marca aos seus grandes sucessos. E, dessa forma, podem reaproximar o público mais resistente aos elétricos de volta aos showrooms da Volkswagen.

O Jornal do Carro está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Aceleramos o novo VW Polo TSI 2023 com motor e câmbio do antigo Up! TSI

Deixe sua opinião