A RAM aproveita o Salão Internacional do Automóvel de Nova York, aberto nesta semana nos Estados Unidos, para mostrar mais detalhes da RAM 1500 REV, primeira picape totalmente elétrica da marca. Da mesma forma que as concorrentes Ford F-150 Lightning e Chevrolet Silverado EV, a futura picape a baterias atualiza o portfólio da Stellantis e trás a marca RAM, famosa pelas grandes caminhonetes a diesel, para o mundo dos veículos elétricos.
Nesse sentido, um dos destaques é a capacidade de carga de até 1.244 kg. Além disso, a RAM elétrica será capaz de rebocar objetos com mais de seis toneladas. Isso é mais que a 1500 Classic, disponível no Brasil, consegue puxar, por exemplo. A 1500 REV tem carroceria sob chassi, porém sobre a plataforma específica para veículos elétricos grandes.
Modelo promete até 800 km de autonomia
A picape oferece duas opções de baterias: a padrão tem 168 kWh e alcance previsto de 563 km, e a opção maior e opcional, de 229 kWh, alcança até 800 km de autonomia, número surpreendentemente alto. Segundo a RAM, ambas podem adicionar até 177 km em até 10 minutos em estações de carregamento rápido tipo DC, de 800V até 350 kW.
Em relação ao desempenho, a picape tem bons números. São 654 cv de potência e 85,6 mkgf de torque máximo, com aceleração de zero a 96 km/h em 4,4 segundos. A capacidade fora-de-estrada também não foi esquecida. Para atravessar lugares com água, por exemplo, a picape 4×4 permite até 61 cm de submersão. O modelo contará com as versões Tradesman, Big Horn/Lone Star, Laramie e Limited, bem como a topo de linha Tungsten.
Picape permite carregamento de outro carro e até da casa
Entre as tecnologias, a RAM 1500 REV terá um sistema de carregamento bidirecional que permite carregar outro veículo elétrico. Ou até mesmo fornecer energia à rede em que estiver conectado. Segundo a marca, a picape dispõe de dois painéis de energia, um na caçamba, com capacidade de fornecer até 7,2 kWh, outro no porta-malas dianteiro, com até 3,6 kWh. Por meio destes painéis, a picape funciona com um gerador, por exemplo.
Em seu interior, a RAM 1500 REV tem como destaque três telas, sendo uma delas o painel para o motorista, com 12,3″ polegadas. No lugar do console central, no entanto, reside a maior das telas, com 14,5″ polegadas, sensível ao toque, onde se comandam diversas funções da picape elétrica. Nem mesmo o passageiro fica de fora, com sua própria tela de 10,25″ polegadas. Nela, é possível ter acesso aos apps de entretenimento, navegação e até mesmo visualizar câmeras externas do carro, por exemplo.
Sistema de regeneração de bateria por frenagem
Em relação aos sistemas de condução semiautônoma, a RAM 1500 REV conta com assistente de permanência de faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), bem como um sistema que permite frear a picape sozinha e que ajuda na regeneração de energia. Além disso, será possível que o proprietário da picape elétrica acesse e ligue o veículo pelo smartphone.
Segundo a montadora, o porta-malas dianteiro tem acionamento elétrico e capacidade de 425 litros, o que faz do compartimento o maior da categoria. Forte concorrente de modelos da Tesla e da Rivian, por exemplo, a nova RAM 1500 REV faz parte do plano Dare Forward 2030 da Stellantis, que soma fortes investimentos em eletrificação dos veículos até 2035. Uma versão da picape com autonomia ainda maior (XR) chegará nos próximos meses.
O Jornal do Carro está no Instagram, confira!