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Tesla Model S roda 1,7 milhão de km e entra para Guinness Book
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Tesla Model S roda 1,7 milhão de km e entra para Guinness Book

Alemão dono do Tesla recordista diz que carro teve trocados oito motores e três baterias e que pretende chegar à marca de 2 milhões de km

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

17 de abr, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Modelo elétrico passou por múltiplos motores e baterias para atingir a marca
Crédito:(DR/L'argus/Divulgação)

Donos de carros elétricos costumam se preocupar com a autonomia. Além disso, a durabilidade das baterias também é um quesito importante na hora da compra. Por isso, chama a atenção o feito conquistado por um motorista alemão. Ele acaba de atingir a marca de 1,7 milhão de km rodados com seu Tesla Model S.

Hansjörg von Gemmingen entrou para o Guinness Book. Assim, o Model S P85 do alemão é o carro elétrico com a maior quilometragem conhecida. Entretanto, o dono do Tesla teve de acionar a garantia da marca algumas vezes. Afinal, o carro apresentou desgaste natural ao longo desse tempo.



Model S P85 é considerado como o carro elétrico mais rodado do mundo; Fotos: DR/L’argus/Reprodução

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Tesla teve trocados três baterias e oito motores

O modelo alcançou a marca de 1 milhão de km rodados em 2019. Porém, naquela ocasião o dono do carro já havia trocado as baterias e os motores. Seja como for, o feito chamou bastante a atenção. Conforme o alemão, quando o modelo atingiu os 470 mil km rodados, tinha oito anos de uso. Assim, foi preciso substituir as baterias, que apresentavam defeito.

Nessa altura, o Tesla também já estava com o terceiro motor elétrico. Em 2022, com 700 mil km rodados, o carro havia tido as baterias trocadas pela segunda vez. Vale lembrar que um conjunto novo tem preço sugerido de € 10 mil. Ou seja, uns R$ 54 mil na conversão direta, sem considerar taxas.

Hansjörg von Gemmingen planeja levar seu Tesla aos 2.000.000 km (DR/L’argus/Divulgação)

O fato despertou a atenção da Tesla, e o carro continuou sua jornada rumo ao milionésimo quilometro percorrido. Já com a oitava troca de motor, o modelo de Hansjörg não dá sinal de que vai parar por aí. Conforme o alemão, agora a meta é chegar aos 2 milhões de km rodados.

Dicas para aumentar a durabilidade

Portanto, Hansjörg é mais do que experiente quando o assunto é veículo elétrico. Segundo a imprensa europeia, ele já havia superado a marca de 600 mil km rodados com um Mercedes-Benz 500E e um Tesla Roadster. Assim, ele tem autoridade para dar dicas sobre como cuidar bem desse tipo de modelo.

Conforme o alemão, entre as recomendações está manter a carga das baterias sempre acima do mínimo de segurança e abaixo dos 80%, por exemplo. Além disso, ele sugere evitar os dispositivos de carga rápida. Segundo Hansjörg, priorizar os sistemas de carga lenta é bem importante.


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