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Huawei e Seres vão lançar carro elétrico ainda em 2023
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Huawei e Seres vão lançar carro elétrico ainda em 2023

Primeiro produto da nova fase será lançado no mercado neste ano; modelo da Seres chega ao Brasil no segundo semestre com dois sistemas inovadores da Huawei

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

14 de abr, 2023 · 3 minutos de leitura.

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Seres
Carros da Seres carregam tecnologia Huawei
Crédito:Seres/Divulgação

Recentemente, o Jornal do Carro noticiou que a Seres vai oferecer no Brasil os SUVs 3 BEV, 5 EVR e 7. Os modelos sequer caíram no conhecimento do público e já têm companhia. A próxima cartada da marca chinesa é desenvolver com a Huawei, que a controla, outros veículos movidos a eletricidade..



Juntas, Seres e Huawei prometem, portanto, lançar o primeiro produto desta nova fase ainda em 2023. Trata-se de um novo modelo equipado com dois sistemas de última geração da Huawei. De acordo com comunicado da Seres, “um de propulsão inteligente e outro de assistência ao motorista”. No Brasil, o resultado será visto no Seres 5, que deve chegar em julho. Para quem não se lembra, trata-se de um SUV com dois motores elétricos, um em cada eixo, potência de 584 cv e torque de 97,8 mkgf de torque.

Conforme a Seres, a meta é produzir 1 milhão de carros elétricos até 2026 com a ajuda da Huawei. Para isso, a fabricante reunirá recursos industriais e, ademais, promoverá a aplicação de novas tecnologias, materiais e processos em modelos cooperativos.

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Seres
Seres/Divulgação

A princípio, os dispositivos da Huawei fornecerão vantagens para um design inteligente, digital e de melhor experiência do usuário, incluindo propulsão inteligente de ponta e cabine equipada com HarmonyOS. Este é o nome do sistema operacional desenvolvido pela Huawei.

Nesse ínterim, as duas empresas vão construir um centro de inovação conjunto, para desenvolver novas tecnologias. A validação dos termos dessa fase foi feita pelo presidente do Grupo Seres, Zhang Xinghai. Bem como o CEO da unidade de negócios de carros inteligentes da Huawei, Yu Chengdong.


História

Ainda pouco conhecida, a Seres é chinesa. A marca recebeu investimentos dos grupos empresariais chineses Dongfeng e Sokon. Entretanto, em 2021 passou a ser controlada pela Huawei, que fornece tecnologias como softwares, sistemas de chip único e de assistência ao motorista, assim com sensores. Atualmente, a marca conta com mais 1.000 patentes nos Estados Unidos e na China.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.