A Honda vai lançar, na Índia, seu novo SUV compacto. A apresentação está marcada para o dia 6 de junho. Com desenho moderno, o modelo lembra bastante o estilo da nova geração do SUV médio CR-V – que virá ao Brasil neste ano. O novo modelo, que deve ter o nome Honda Elevate, vai substituir o WR-V, que era baseado no Fit tanto na Ásia quanto no Brasil.
O novo SUV da Honda vai brigar com modelos compactos como o Hyundai Creta, líder de vendas do segmento na Índia, assim como o Kia Seltos, que não é oferecido no Brasil, e Volkswagen Taigun, vendido aqui com o nome de T-Cross, por exemplo. Para isso, o novato tem medidas semelhantes às dos rivais. Ou seja, com comprimento entre 4,20 metros e 4,30 m – justamente o tamanho do Creta brasileiro.
A princípio, o novo SUV compacto da Honda para mercados emergentes terá base na plataforma do sedã City, também vendido na Índia. Assim, a marca japonesa deve seguir a estratégia da Citroën e pode lançar um SUV compacto com 7 lugares. Afinal, o recém-apresentado C3 Aircross tem essa opção de configuração de assentos e comprimento de 4,32 m.
Ainda não há detalhes sobre a gama de motores do novo Honda. Seja como for, o mais provável é que o carro tenha o mesmo motor 1.5 aspirado de City e HR-V brasileiro. Aliás, esse modelo não é vendido na Índia. Na Ásia, o motor deve ser apenas a gasolina, com 121 cv de potência. O conjunto híbrido, batizado pela Honda de e:HEV não está descartado.
Nada de Brasil
Sobre o lançamento, há mais mistério do que detalhes. Por enquanto, a Honda não informou quando o Elevate começa a chegar às mãos dos compradores indianos. Da mesma forma, não informações sobre o lançamento do modelo no Brasil.
Contudo, o carro seria uma boa opção para o País. Afinal, o preço do HR-V vai de R$ 148.900, na versão EX Honda Sensing, a R$ 190.900 na Touring, de topo. Portanto, o modelo poderia ser uma forte aposta para a Honda no segmento de veículos de alto volume de vendas.