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Toyota bZ3 é Corolla elétrico com preço pouco acima dos R$ 110 mil
Mercado

Toyota bZ3 é Corolla elétrico com preço pouco acima dos R$ 110 mil

Toyota bZ3 teve desenvolvimento com a BYD na China e custa menos que o Volkswagen Polo Highline, que tem preço de R$ 113.290

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

01 de mai, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Toyota
Toyota bZ3 teve 5.000 pedidos em apenas 24 horas de vendas
Crédito:Toyota/Divulgação

Feito em parceria com a BYD, o bZ3 é o segundo carro elétrico da família bZ, da Toyota. Por enquanto, o sedã está à venda exclusivamente no mercado chinês, onde estreou em outubro de 2022. Lá, o “Corolla elétrico” é produzido e comercializado pela FAW-Toyota. Mas o curioso é que o modelo movido a bateria custa menos que um sedã compacto flex no Brasil.

Para comparação, o sedã que começou a ser entregue neste mês tem preço de a partir de 169.800 yuans, ou seja, pouco mais de R$ 122.500 na conversão direta. E tem desconto para quem comprar o carro até 31 de julho. Assim, o preço cai para R$ 111 mil. Já tem até Volkswagen Polo indo além desse preço por aqui. A versão intermediária Highline, por exemplo, custa R$ 113.290. É tanto que o bZ3 fez sucesso. Nas primeiras 24 horas de vendas no mercado chinês, superou 5.000 pedidos.



Toyota
Toyota bZ3 é um pouco maior que o Corolla (Toyota/Divulgação)

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Tal como o SUV bZ4x, o sedã feito pela BYD e pela FAW utiliza plataforma e-TNGA, da Toyota. A responsável por alimentar o sistema elétrico é a bateria Blade, da BYD, que fornece autonomia de cerca de 600 km. De acordo com a Toyota, dá para recarregar entre 30% e 80% da energia em só 27 minutos em estações de recarga rápida.

Medidas

Nas dimensões, o Toyota bZ3 é um pouquinho maior que o Corolla. Tem, assim, 4,72 metros de comprimento (o sedã nacional tem 4,63 m). No mais, tem 1,84 metro de largura e 1,48 m de altura e uma distância entre-eixos de 2,88 metros.

Por enquanto, o bZ3 sequer tem previsão de vendas no Brasil. A Toyota, que tem estratégias diferentes para cada região, prefere apostar na hibridização por aqui. Nem mesmo os modelos plug-in são vistos com bons olhos pela fabricante, afinal, a recarga de carros no País ainda barra na falta de infraestrutura e de hábito. Assim, vende menos e, por isso, torna-se menos rentável na operação. Tanto é que a marca prepara um novo compacto híbrido flex.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.