O BMW Z3 M Coupé foi um dos carros mais emblemáticos da montadora nos últimos 30 anos, e predicados não faltavam. Motor seis cilindros em linha de 3.2 litros, emprestado do M3, com 321 cv, era um deles, além da carroceria leve vinda do roadster Z3, porém com teto rígido, fechada pela tampa traseira. Uma carroceria meio hatch, meio perua, que era quase perfeita, não fosse o visual polêmico.
O apelido de “clown shoe” (sapato de palhaço, em português) já entregava. O modelo era do tipo “ame ou odeie” em termos de desenho, mas ainda assim, impressionava. No entanto, a BMW revelou um modelo que segue a mesma ideologia, porém construído usando o novo Z4 como base. Chamado BMW Concept Touring Coupé, o modelo mescla cupê com perua, o que lá fora chama-se de “shooting break”.
Inspiração do modelo vem de BMW de corrida de 1940
A inspiração para o Touring Coupé vem do modelo 328 Touring Coupé 1940, que ganhou a Mille Miglia, uma das corridas mais famosas do século XX. Também se pode notar alguns elementos vindos do Série 2 Touring, este já da década de 70. Um fato que deve mencionar-se é que as linhas do modelo estão bem mais convidativas que as do primeiro Z3 M Coupé, por exemplo.
O desenho é, sem dúvidas, o ponto forte do carro. Chamam a atenção as linhas fluidas e a traseira, ponto crítico no antigo Z3 M, que aqui está mais elegante, e com bom caimento. O porta-malas possui bom tamanho, uma vez que os bancos traseiros foram eliminados, e as luzes traseiras, que vão até a lateral do carro, dão a sensação de uma perua, encurtada. Duas saídas de escape fecham o conceito esportivo.
Se na traseira o visual é arrebatador, na dianteira vê-se a frente do Z4 de produção, porém com um capô mais musculoso. Ao contrário da atual tendência na BMW, a frente possui uma grande de tamanho normal, menor do que se esperaria de um Série 4, por exemplo. Em termos de rodas, o modelo utiliza aro 20″ na dianteira, e 21″ na traseira. Sobre o capô, a marca afirma que existe um motor seis-em-linha, sem números especificados.
Touring Coupé é modelo de produção única
Além disso, no interior, o Touring Coupé preza pelo luxo. Todo feito artesanalmente em couro, teve a produção feita pela firma italiana Poltrona Frau, por exemplo. Feito em tom bicolor, exibe um tom de cinza e também do couro, em marrom-claro. Para acompanhar a exclusividade, o modelo acompanha um jogo de malas feitas especificamente para ele, feitas pela oficina Schedoni, também na Itália.
Por fim, o modelo foi construído para participar do Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2023, organizado pelo próprio Grupo BMW. O evento reúne modelos clássicos do mundo todo, e também premia os melhores presentes no evento. Seja como for, para quem se interessou pelo modelo, a má notícia: trata-se de um modelo de produção única, então não se sabe se verá a luz da linha de produção, o que provavelmente não verá.
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