Você está lendo...
JAC lança carro elétrico de R$ 68 mil com visual de Mini e painel de Tesla
Mercado

JAC lança carro elétrico de R$ 68 mil com visual de Mini e painel de Tesla

Yiwei 3 EV é o primeiro elétrico da nova sub-marca da JAC, modelo tem autonomia de até 500 km e dimensões de HB20

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

26 de mai, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Yiwei 3 é o primeiro de nova sub-marca de elétricos da JAC
Crédito:JAC/Divulgação

Os carros elétricos com preços mais acessíveis não param de surgir na China. Pois a JAC Motors acaba de apresentar um novo hatch compacto movido a bateria com tabela abaixo de R$ 70 mil. O modelo de nome esquisito Yiwei 3 EV tem alcance de 500 km, mas chama a atenção mesmo pelo visual que lembra o compacto inglês Mini Cooper.

Com o modelo, a JAC espera alcançar um novo público, mais jovem. Além disso, o Yiwei 3 também inaugura uma nova linha de elétricos, que até 2025 será composta por mais três outros modelos: Yiwei 5, Yiwei X3 e Yiwei X5. Contudo, o lançamento já está em pré-venda na China.



Modelo tem tamanho de Onix e HB20

Dimensões são parecidas com hatches compactos nacionais; Foto: JAC/Divulgação

Publicidade


O modelo mede 4,02 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,56 m de altura, e tem entre-eixos de 2,62 metros. Pensado para ser um veículo urbano, o Yiwei 3 tem tamanho semelhante a alguns modelos vendidos no Brasil, como o Chevrolet Onix, por exemplo. No entanto, em seu país de origem, ele terá rivais como o BYD Dolphin, que virá ao Brasil, e também Wuling Bingo, da joint-venture GM-Wuling.

Ainda que o visual semelhante ao modelo da Mini não seja tão inovador, o modelo se destaca nos detalhes, como as maçanetas que saltam da carroceria, e também pelo teto pintado na cor preta. Faróis circulares acompanham a carroceria arredondada, e tentam dar um visual mais caricato ao modelo.

Tela central é destaque no modelo; Foto: JAC/Divulgação

Por dentro, o modelo chama a atenção por uma tela digital, de 15,6 polegadas, no meio do painel. Nela, está um sistema operacional desenvolvido em conjunto com a Huawei. Além disso, o motorista é recebido por um painel digital, e conta também com carregamento sem fio para celulares, por exemplo. O volante de dois raios possui uma base achatada, mais esportiva, que favorece o espaço para as pernas.

Elétrico da JAC tem até 500 km de autonomia

Versão com até 600 km de autonomia ainda será oferecida; Foto: JAC/Divulgação

O conjunto elétrico que equipa o novo modelo tem um motor elétrico de 70 kW, equivalendo a 95 cv de potência. Na autonomia, o Yiwei 3 conta com uma bateria LFP, que garante 405 km de rodagem em uma carga. Além disso, outra versão, mais potente, oferece um motor elétrico de 100 kW, o mesmo que 136 cv de força, com 505 km de autonomia. É importante destacar que os dados de autonomia são referentes ao ciclo chinês, que conta com dados mais otimistas que as medições do ocidente, por exemplo. 


Por fim, no futuro, uma terceira versão do modelo com até 600 km de autonomia, porém utilizando uma bateria de sódio, estará disponível ao público. A fim de não perder mercado para novas opções elétricas na China, a JAC quer recuperar seu espaço lançando a sub-marca Yiwei, porém, ainda não há muitos detalhes técnicos sobre suas operações, ou se sequer a marca virá ao Brasil.

O Jornal do Carro está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ford Maverick Hybrid: como é a primeira picape híbrida do Brasil


Deixe sua opinião