O mercado de picapes nunca esteve tão aquecido como em 2023. Até o momento, já foram lançadas a nova Montana, a Maverick híbrida, a 1500 Limited e a Ford F-150. Mas vários outros modelos virão já nos próximos meses do ano. Entre elas estão, por exemplo, Chevrolet Silverado, Fiat Titano, a nova Ford Ranger e a inédita RAM 1200/Dakota. Isso sem falar nas versões e séries especiais de outros modelos, como a Hilux GR-S 2024, que estreou em março por aqui. Além disso, tem a Fiat Strada com nova motorização. Por isso, o Jornal do Carro separou uma lista com os lançamentos esperados até o fim de 2023.
As picapes que serão lançadas ainda em 2023
RAM 1200
Cada vez mais perto do lançamento, a nova picape nacional da RAM promete balançar a categoria. Aos poucos, a marca vai revelando os detalhes do modelo que tem o nome provisório de ‘1200’. Seja como for, a picape será feita em Goiana (PE), onde produtos da Fiat e da Jeep também são produzidos. Dessa forma, a nova RAM 1200 terá a mesma base, por exemplo, do Jeep Commander, da picape Toro e da dupla Renegade e Compass.
Até o momento, o que se sabe sobre a nova picape é que ela terá o motor quatro cilindros Hurricane 4, um 2.0 turbo emprestado do Jeep Wrangler. No jipe, o motor rende 272 cv de potência e 40,8 mkgf de torque. No entanto, não se sabe os números exatos que a picape terá no Brasil. Mais detalhes serão mencionados até o fim do ano, quando a montadora deve lançar a concorrente de Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger e companhia.
Ford Ranger
E por falar em concorrência, a nova geração da Ford Ranger já está em território nacional. A picape surgiu pela primeira vez na Agrishow, que aconteceu em maio deste ano. No evento, a marca confirmou que a estreia do modelo vai acontecer no segundo semestre deste ano. Por isso, a picape já conta até com site exclusivo.
Assim como o modelo anterior, o novo é produzido em General Pacheco, na Argentina. Conforme a marca, ele é bem mais moderno que o atual. Nesse sentido, além do visual repaginado, há recursos que já estão presentes na picape grande F-150. Além disso, um novo motor V6 turbodiesel, inédito na linha no Brasil, deve ser oferecido.
Como as novidades, o preço certamente vai subir. Atualmente, a versão de topo da linha, Limited, é tabelada a R$ 329.990. Assim, a nova não deverá chegar por menos de R$ 350 mil às lojas brasileiras. Sem revelar detalhes, a Ford também informou que as versões mais caras vão ter um novo motor turbodiesel. Ou seja, sai de cena o 3.2 de cinco cilindros e 200 cv e entra o 3.0 V6 de 250 cv.
Chevrolet Silverado
Na General Motors do Brasil, o foco em 2023 é o mercado de picapes. Após o lançamento da Chevrolet Montana, que está começando a subir no ranking de vendas, a montadora está prestes a lançar a Silverado. A picape vai ser lançada no País no segundo semestre e disputar compradores com Ford F-150 e RAM 1500, por exemplo. Levando em conta que o modelo concorre no segmento de picapes grandes, deve ter preço entre R$ 450 mil e R$ 500 mil.
Importada do México, espera-se que a Silverado chegue ao Brasil nas configurações Z71 e High Country. A picape tem cabine dupla e 5,91 metros de comprimento. Bem como 3,74 m de distância entre os eixos. Sob o capô, o modelo deverá ter o mesmo motor 6.2 V8 a gasolina que equipa o Camaro. O Jornal do Carro já dirigiu (leia aqui) essa versão do utilitário. Em números, são 420 cv de potência e 63 mkgf de torque. O câmbio é automático de dez marchas e a tração é 4×4.
Fiat Titano
A Fiat revelou, em maio, o nome de sua picape que concorrerá no segmento de médias. A novidade vai se chamar Titano. Com ela, a Fiat busca consolidar a liderança de vendas do segmento. Afinal, a picape Strada é o carro mais vendido do Brasil. E a Toro lidera entre as intermediárias. Por ora, marca revelou apenas uma imagem do novo veículo. Dá para ver parte das linhas da grade frontal, com o logotipo e a Fiat Flag.
Ainda sem confirmação da marca italiana, todavia, a Titano deverá ter motor 2.2 turbodiesel de 204 cv e 45,9 mkgf de torque. Esse quatro cilindros está disponível no Brasil na linha de utilitários Fiat Ducato, porém, com 140 cv. Além disso, o câmbio deverá ser automático de seis velocidades e a tração, 4×4 com reduzida.
Fiat Strada
Líder de mercado, a Fiat Strada está prestes a ganhar motor 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,4 mkgf de torque máximo com etanol. Com ele vem o câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. Trata-se do mesmo propulsor dos irmãos Fastback e Pulse. Além disso, a rival das picapes Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro terá atualizações no visual. Com isso, espera-se também novidades na parte interna. Em nova geração desde 2020, a Strada 2024 deve melhorar o acabamento, e engordar a lista de equipamentos.