A atual geração do Tiguan Allspace já acumula sete anos de mercado, e logo sairá de linha. Pois a Volkswagen já trabalha na nova linha do SUV de 7 lugares, e acaba de revelar o protótipo do modelo ainda todo camuflado. A principal novidade será a mecânica híbrida do tipo plug-in, que recarrega em tomadas. O lançamento deve acontecer no segundo semestre na Europa.
Externamente, o modelo é bem mais curvilíneo que antiga versão, com ângulos mais quadrados. Na dianteira, foi adotado o estilo já visto em modelos da linha de elétricos ID, que conta com uma barra de led que percorre a frente do carro, interligando os faróis. O para-choque ganhou uma discreta passagem de ar, e esse novo estilo deve parar na versão remodelada do Golf e também do novo Passat, por exemplo.
O destaque do interior fica por conta da nova central multimídia, de 15 polegadas, também sensível ao toque, emprestada do modelo ID.7, por exemplo. Segundo a marca, o sistema é mais intuitivo, tendo sido desenvolvido através das opiniões dadas pelos clientes. O sistema pode ser operado por meio de um controle giratório no console, que por sua vez também tem sua própria mini-tela.
O painel de instrumentos digital também está disponível, e os botões físicos no volante retornam ao modelo, em substituição à versão com sensibilidade ao toque, altamente criticada. A alavanca de câmbio saiu do console e agora fica na coluna de direção, atrás do volante. Contudo, a montadora fala no uso de acabamentos mais refinados, e uma versão com mais isolamento acústico estará disponível, opcionalmente.
Volkswagen Tiguan ficou mais espaçoso
No mais, o modelo também ficou mais espaçoso em relação ao antigo, e agora conta com um porta-malas de 648 litros, 33 litros a mais que o anterior. Além disso, o espaço para a cabeça também é maior, com 10 mm a mais de espaço. Também disponíveis estão os bancos ergoActive, para motorista e passageiro da frente, com opção de aquecimento/ventilação e 10 opções de massagem, por exemplo.
As dimensões do novo Tiguan, que utiliza a plataforma MQB Evo, são: 4,5 metros de comprimento, 1,9 m de largura e 1,64 m de altura. Com isso, o modelo está 32 mm mais longo e 5 mm mais alto, em relação ao antigo. Entretanto, o novo modelo ainda mantém a mesma distância entre-eixos, de 2,68 metros.
Modelo terá 5 opções de motores na Europa
Sob o capô, estarão disponíveis as versões 1.5 eTSI a gasolina, 2.0 TSI a gasolina, 2.0 TDI (diesel) e duas versões eHybrid PHEV. A versão de alto desempenho Tiguan R, no entanto, não fazia parte do anúncio. As duas versões híbridas plug-in terão 203 cv e 271 cv respectivamente, mas o destaque fica para a bateria maior de 18.5 kWh, que suporta carregamento rápido e tem autonomia de até 100 km no modo puramente elétrico.
Além disso, todas as versões terão o câmbio automático DSG de série, e não haverá mais versão manual. O modelo terá como opcional um sistema de suspensão adaptativa, com mais de 15 possibilidades de ajuste na altura, desde o modo conforto até o esportivo, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!