Depois da chegada do Honda Civic Type R em terras brasileiras, seu rival, o GR Corolla, é anunciado oficialmente pela Toyota. O hatch esportivo chega para o embate com o concorrente da Honda com certa vantagem: sob o capô. O conjunto principal traz o motor 1.6 turbo G16E-GTSk, que produz potência de 304 cv a 6.500 rpm e um torque máximo de 37,7 mkgf entre 3.000 rpm e 5.500 rpm, bem como a transmissão manual de seis marchas.
A tração é nas quatro rodas (GR-Four), com configurações selecionáveis de distribuição de torque nas proporções “60/40”, “50/50” e “30/70″, a depender da preferência do motorista. Dessa forma, o hatch acelera de zero a 100 km/h em 5,5 segundos. O modelo ainda conta com rodas BBS forjadas de 18” calçadas com largos pneus Michelin Pilot Sport 235/40.
Mas toda essa esportividade tem um preço. Conforme antecipou o Jornal do Carro, o GR Corolla está disponível no Brasil em duas versões: Core, por R$ 416.990, e Circuit, para uso em pista, por R$ 461.990. Das 300 unidades que virão ao Brasil, 99 delas chegam neste primeiro momento, onde 80% delas são da versão Circuit, que oferece itens sofisticados, como carregador por indução, Head-Up Display, teto em fibra de carbono e alerta de ponto cego.
As primeiras unidades do modelo estarão disponíveis nas concessionárias Toyota que atendam ao GR Garage, espaço dedicado ao modelo. As unidades ficam em São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. É a primeira vez no País em que uma variante esportiva do Corolla está disponível, bem como também a carroceria hatch, por exemplo. Além disso, o motor 1.6 a gasolina de três cilindros é o mais potente do mundo em um carro de produção.
Toyota GR Corolla tem mais versões
No Brasil, o GR Corolla é inédito. Mas o modelo já é vendido em outros mercados e em mais versões. O “hot hatch” tem visual imponente, com faróis pontiagudos, para-choque completamente redesenhado, capô com vincos marcantes, ampla grade frontal, aerofólio e três difusores de ar. Por dentro, tem bancos tipo concha, quadro de instrumentos digital e volante e pedaleiras esportivos. Entretanto, o esportivo usa uma multimídia de 7 polegadas, menor que a original, com tela de 8″. Mas capaz de receber o sinal ampliado de FM do Brasil.
O esportivo se difere de um Corolla comum não apenas no visual, mas em várias partes. A carroceria, por exemplo, é reforçada. O GR recebeu 349 pontos de solda a mais que o modelo “normal”. Por isso, é mais rígido e conta com outros reforços estruturais. Por fim, lá fora, o hatch tem uma versão limitada chamada “Morizo Edition”, batizada assim em homenagem ao nome usado por Akio Toyoda, presidente global da marca, em competições. A versão, que não está disponível no Brasil, perde até os bancos traseiros para reduzir o peso e melhorar o desempenho.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!