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GR Corolla será mais caro que o Civic Type R; revendas revelam preço
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GR Corolla será mais caro que o Civic Type R; revendas revelam preço

Toyota vai lançar o GR Corolla em julho no Brasil e revendas da marca já estão divulgando os preços das duas versões do hatch esportivo

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

23 de jun, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Toyota GR Corolla
Toyota GR Corolla tem preparação de pista, com pneus e freios de alta performance, e motor 1.6 turbo de 304 cv com tração integral
Crédito:Toyota/Divulgação

A Toyota já começou a divulgação no Brasil do inédito GR Corolla, hatch nunca vendido por aqui. A versão preparada pela divisão esportiva Gazoo Racing será lançada no País em julho, mas terá apenas um pequeno lote com cerca de 100 exemplares. Por essa razão, o esportivo com motor 1.6 turbo a gasolina de 304 cv de potência terá preços de modelo de marca premium. Por exemplo, o Mercedes-AMG A 35 de 306 cv com tabela de R$ 439.900.

Conforme alguns consultores de revendas da Toyota informaram ao Jornal do Carro, o GR Corolla terá preço inicial de R$ 416.990 na versão básica e alcançará R$ 461.990 na mais completa. Dessa forma, segundo concessionários, haverá uma opção com lista de equipamentos mais completa. Os valores batem com os do arquirrival Honda Civic Type R, também inédito no mercado brasileiro, e recém-lançado com preço sugerido de R$ 429.900.

Toyota GR Corolla
Toyota/Divulgação

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GR Corolla tem preparação de pista

Com ajustes feitos pelo time de rali da Toyota, o GR Corolla estará disponíveis no Brasil duas versões: a Core, mais básica, e a Circuit Edition, com teto solar. Esta última terá todos os equipamentos que são opcionais em outros mercados. O Brasil receberá aproximadamente 300 unidades do modelo, mas somente 99 unidades devem chegar aqui no primeiro ano de comercialização, ou seja, um estoque bem limitado. Um flagra recente publicado no perfil @exoticossorocaba, no Instagram, mostra uma unidade com plásticos pronta para o lançamento.

Prioridade para venda

Por ora, a prioridade para compra será para os pilotos que representam a marca GR no Brasil e pessoas ligadas ao automobilismo. Sendo assim, as concessionárias que terão prioridade de venda ao público serão as que têm a GR Garage. Em seguida, a marca abrirá vendas para as demais concessionárias nos grandes centros brasileiros.

Toyota GR Corolla
Toyota/Divulgação

Apesar de inédito no Brasil, o GR Corolla já é vendido em outros mercados. O “hot hatch” tem visual esportivo e linhas agressivas com faróis pontiagudos, para-choque completamente redesenhado, capô com vincos marcantes, ampla grade frontal, rodas de 18″ com acabamento preto brilhante e calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4 235/40, aerofólio e três difusores de ar. Por dentro, tem bancos tipo concha, multimídia com tela flutuante, quadro de instrumentos digital e volante e pedaleiras esportivos.

GR Corolla
Toyota/ Divulgação

Sob o capô do GR Corolla

O conjunto principal traz o motor 1.6 turbo G16E-GTSk, que produz potência de 304 cv a 6.500 rpm e um torque de 37,7 mkgf entre 3.000 rpm e 5.500 rpm, bem como a transmissão de seis marchas. A tração é nas quatro rodas (GR-Four), com configurações selecionáveis de distribuição de torque nas proporções “60-40”, “50-50” e “30-70”, a depender da preferência do motorista. Dessa forma, o hatch acelera de zero a 100 km/h em apenas 5,5 segundos.


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HONDA CIVIC TYPE R: COMO É O “HOT HATCH” DE R$ 430 MIL

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.