Conforme o calendário 2023 de licenciamento anual para veículos de São Paulo, o período de regularização começou no dia 1º de julho. Os automóveis com placas de finais 1 e 2 são os primeiros a licenciar no Detran-SP. O prazo acaba no dia 31 deste mês.
Até o momento, mais de 6 milhões de proprietários já regularizaram a documentação de forma antecipada por meio das plataformas digitais. O serviço online ficou disponível de janeiro a maio deste ano para o licenciamento de veículos com qualquer final de placa, mas ainda é possível que haja inadimplentes.
O que acontece com quem não fizer o licenciamento?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê infração gravíssima e multa no valor de R$ 293,47 para quem não fizer o licenciamento. Além disso, o condutor leva 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bloqueio do CRLV e o recolhimento do veículo para o pátio do Detran-SP com cobrança diária.
Por fim, para concluir o licenciamento, além de informar o número do Renavam e pagar a taxa de R$ 155,23, é preciso quitar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Assim como as multas de trânsito. É possível regularizar o documento no site oficial do Detran/SP.
Calendário do licenciamento 2023 em SP
- 1 e 2: prazo até 31 de julho
- 3 e 4: prazo até 31 de agosto
- 5 e 6: prazo até 29 de setembro
- 7 e 8: prazo até 31 de outubro
- 9: prazo até 30 de novembro
- 0: prazo até 29 de dezembro
Siga o Jornal do Carro no Instagram!