Nesta quinta-feira (13), o Latin NCAP divulgou os resultados de mais uma bateria de testes de colisão em 2023. Desta vez, o Citroën C3 passou pelas provas de impacto do órgão, e foi muito mal em todas as avaliações, zerando o crash test. Mas o novo C3 não foi o único modelo feito no Brasil a zerar as provas de segurança promovidas com veículos à venda no País e na região das Américas do Sul e Central.
Outros modelos que estão entre os mais vendidos do mercado brasileiro, como o Hyundai HB20, por exemplo, também zeraram a avaliação do Latin NCAP – e não faz muito tempo. Outro exemplo recente é o JAC E-JS1, hatch elétrico de entrada da marca, que, em 2022, foi o primeiro elétrico avaliado na história do programa, e recebeu nota zero. E não foi apenas na pontuação geral. Isso porque a proteção de passageiros adultos foi igualmente avaliada com zero (0,00%).
Ao todo, se levar em conta todos os testes realizados pelo Latin NCAP desde 2010, 37 veículos zeraram a avaliação. O protocolo para a realização dos testes passou por atualização em 2020, e, desde então, 15 carros já receberam nota zero na avaliação dos testes de impacto feitos pela organização sem fins lucrativos.
Destes 15 modelos que sequer pontuaram nos testes, apenas oito passaram pelo Brasil ou continuam em linha. São eles: Kia Sportage, Citroën C3, Fiat Argo, Fiat Cronos, Ford Ka Sedan, Ford Ka, Renault Duster, Hyundai HB20 e JAC E-JS1. O HB20 passou por melhorias que ajudaram a aumentar sua nota geral, assim como o Ka, que saiu de linha em 2021.
Curiosamente, modelos como Argo e Cronos, Sportage, E-JS1 e Duster continuam iguais aos exemplares avaliados pelo Latin NCAP, por exemplo. Ou seja, carros que zeraram os testes de impacto e continuam à venda no Brasil com nota baixa. Além disso, a instituição emitiu notas em que recomenda que tais modelos saiam de linha.
Os carros que foram bem nos testes de colisão
Embora o retrospecto não favoreça os carros nacionais, há modelos no País com pontuação alta à venda. Desde que os protocolos de avaliação tornaram-se mais rígidos, em 2020, apenas oito automóveis gabaritaram o teste, e garantem mais segurança em caso de colisão. Deste grupo, apenas três não estão à venda no Brasil.
Entre os mais seguros estão Volkswagen Virtus, Taos, Nivus e Taigun, Toyota Corolla, Mitsubishi Outlander, Nissan Qashqai e Chevrolet Tracker. No entanto, entre os listados, apenas Outlander, Qashqai e Taigun não são comercializados no Brasil.
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