Você está lendo...
Citroën C3 zera em testes de colisão do Latin NCAP
Notícias

Citroën C3 zera em testes de colisão do Latin NCAP

Após receber zero estrela nos testes, Citroën C3 é chamado de vergonhoso e uma afronta à saúde e à integridade dos latino-americanos

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

13 de jul, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Citroën C3 foi muito criticado por conta da estrutura instável
Crédito:Reprodução/Latin NCAP

A Latin NCAP divulgou o resultado do teste de colisão do Citroën C3. E o resultado não é nada bom. O hatch, feito em Porto Real (RJ), recebeu zero estrela durante a avaliação do órgão. De acordo com os resultados, a nota ruim se refere “à estrutura instável, à fraca proteção contra colisões frontais, à falta de proteção lateral para a cabeça e à falta de lembrete de uso do cinto de segurança”.

Conforme os resultados, o Citroën C3 recebeu uma pontuação de 12,21 (30,5%) na proteção de passageiros adultos, 23,88 (49,7%) para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 15 (34,8%) para sistemas de assistência à segurança. Entretanto, a pior nota foi para a proteção de crianças no banco traseiro, onde o subcompacto recebeu um total de 5,93 pontos (12,1%).



citroën c3
Reprodução/Latin NCAP

Publicidade


Citroën C3 tem dois airbags

Durante o teste de impacto frontal, o Latin NCAP considerou a proteção para o peito do motorista fraca e a do passageiro marginal, por exemplo. Além disso, o assento apresentou baixa proteção para o pescoço do adulto. Da mesma forma, o órgão comenta que a estrutura e área dos pés são instáveis.

Por fim, além do teste frontal, o modelo passou por provas de impacto lateral, chicotada vertical (whiplash), proteção para pedestres e sistemas de assistência à segurança. A entidade não realizou o teste de impacto em poste, pois não há proteção lateral. Cabe lembrar que o C3 conta com dois airbags frontais. Ou seja, o mínimo exigido por lei no Brasil.

Reprodução/Latin NCAP

Muitas críticas

Com a divulgação do teste, o presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, Stephan Brodziak, comentou sobre o resultado. “É vergonhoso que a Stellantis, que sabe perfeitamente como desenvolver carros mais seguros a preços acessíveis, tenha projetado um carro de segurança tão ruim como o Citröen C3. Um carro dessa natureza representa uma afronta à saúde e à integridade dos latino-americanos, que são tão vulneráveis em situações de colisões e atropelamentos quanto os habitantes dos países onde a Stellantis jamais se atreveria a comercializar um carro com segurança tão precária.”

O Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, complementou afirmando que “com esse resultado, somado ao baixo desempenho de Strada, 208, Cronos/Argo, entre outros, o Latin NCAP os incentiva fortemente a revisar esses requisitos, que estão longe do que eles alegam e do que os consumidores da região merecem.”


Em contrapartida, o grupo se pronunciou por meio de uma nota oficial. ”A Stellantis afirma seu compromisso com a proteção veicular, desenvolvendo veículos modernos e alinhados com o segmento. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes.”

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
VOLVO EX30: NOVO SUV ELÉTRICO COMPACTO CHEGA EM 2O24


Deixe sua opinião