A Seres acaba de estrear no Brasil. O primeiro carro da marca é o Seres 3, um SUV com motor elétrico que chega ao mercado a partir desta quinta-feira (27) para concorrer com modelos como o Hyundai Kona EV, por exemplo, e o futuro elétrico de entrada da Volvo, o EX30. O preço do novato, que está em pré-venda desde o ano passado, é de R$ 220 mil. Aliás, dá para blindar o carro de fábrica. Desse modo, o valor sobe para R$ 270 mil.
Esses preços são válidos para as primeiras 10 unidades da versão blindada e os 20 exemplares da versão convencional. Depois, voltam os valores de tabela de R$ 240 mil e R$ 320 mil). O SUV já pode ser encomendado pelo site www.driveseres.com.br.
Mas, antes de falar do carro em si, vale explicar a origem da Seres. A marca nasceu, em 2016, no Vale do Silício, nos Estados Unidos, mas desenvolve carros em conjunto com a fabricante de celulares Huawei. Os investimentos da montadora (que, de início, se chamava SF Motors) vêm de dois grupos chineses. São eles: Dongfeng e Sokon (DFSK). No total, tem sete fábricas que operam globalmente: duas na China, quatro nos EUA e uma no Japão.
Por ora, a marca vai trabalhar com os modelos Seres 3, Seres 5 e Seres 7. Os dois primeiros, inclusive, já se encontram em esquema de reservas.
O Seres 3
O Seres 3 BEV trata-se de um SUV compacto com propulsão elétrica (motor fica na dianteira) que gera 163 cv e 30,6 mkgf de torque. Tem tração traseira. O conjunto promete aceleração de zero a 100 km/h em 8,9 segundos. Já a velocidade máxima fica em 160 km/h.
Com um pacote de baterias de íon de lítio de 52,7 kWh, o Seres 3 promete autonomia de até 209 km de autonomia, de acordo com o Inmetro. Em carregadores de 50 kW, o tempo de recarga – de 20% a 80% – é de 30 minutos. A recarga residencial completa, com carregador de 6,6 kW, leva 8 horas.
Em números, tem 4,39 metros de de comprimento, 1,85 m de largura e 1,65 m de altura. O entre-eixos fica em 2,66 m. Já no porta-malas, de acordo com a marca, cabem 318 litros.
Conteúdo de série
O SUV elétrico conta com seis airbags, assistência de partida em rampas e controlador de velocidade. Tem, ainda, bancos revestidos com couro (dianteiros com regulagem elétrica), três modos de condução (Comfort, Eco e Sport). A central multimídia tem tela de 10,25″ e há tecnologias como câmeras 360º e carregamento de celular sem fio, por exemplo. As rodas têm 18″ e calçam pneus 225/55.
Em síntese, a lista ainda oferece ar-condicionado automático, teto solar panorâmico, abertura do porta-malas por interruptor elétrico e aquecimento dos assentos dianteiros.
Outros itens
Por dentro, o Seres 3 oferece acabamento em tons de cinza e grafite com elementos do painel em preto piano e cromado. Em relação à assistência de condução, o SUV elétrico vem com controle de subidas e de descida, alerta de saída de faixa e de colisão frontal, câmera panorâmica 360º e Apple Carplay. A direção tem assistência elétrica. O único opcional, de fato, é a blindagem, feita pela Armor.
Ademais, o modelo tem garantia de oito anos para bateria, motor elétrico e controlador e tem cores azul, branca, cinza e preta. Nas unidades blindadas, a garantia total da blindagem é de 6 anos. A Seres, que tem sede em Barueri (SP), não terá concessionárias. Assim como faz a Tesla,a nova marca venderá por meio de plataforma, sem intermediários. Em paralelo, estarão disponíveis locais de experimentação do produto nas cidades de maior demanda, como Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina.