A Chevrolet acaba de lançar um projeto que incentiva mulheres a tirarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dessa forma, a marca da gravata dourada deu início ao movimento “Elas Dirigem”, que busca diminuir a desigualdade no trânsito. Inicialmente, a montadora vai realizar uma doação de R$ 1 milhão para o projeto.
Para estampar a campanha, a Chevrolet escolheu a escritora, filósofa e ativista na luta antirracista e feminista, Djamila Ribeiro. Além disso, ela terá como parceiro o SUV Chevrolet Tracker, que já participou de outras iniciativas da montadora de empoderamento feminino.
Em parceria com o Plano Feminino, consultoria de gênero e diversidade, o slogan da campanha é “Para quem dirige a própria vida”. O projeto vai contar com uma websérie (vídeo acima) estrelando o embaixador da Chevrolet, Marcos Mion, e Djamila. Durante os episódios, ela vai falar sobre o passo a passo para tirar a CNH, bem como tirar dúvidas do processo.
Apenas 35% das mulheres têm CNH
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), apenas 35% das CNHs ativas no Brasil pertencem às mulheres. Ou seja, mais de 57 milhões não possuem o documento. Djamila, inclusive, faz parte desse grupo. A representante decidiu começar a dirigir após 40 anos. E assim, deu início ao movimento junto com a Chevrolet.
Ação terá financiamento coletivo
Seja como for, além do aporte de R$ 1 milhão por parte da Chevrolet, a montadora também disponibilizou um financiamento coletivo. Ou seja, por meio de uma plataforma (nesse link), empresas e pessoas físicas também podem fazer contribuições para o projeto. De acordo com a marca, a ação busca ajudar mulheres que não têm condições financeiras ou oportunidades.
“Com essa campanha, queremos quebrar os preconceitos no trânsito. Por exemplo, só 6% dos acidentes em São Paulo são causados por mulheres, justamente por serem mais cuidadosas ao dirigir. Porém, 80% das pessoas que têm medo de dirigir, são mulheres. Essa comunicação vem para incentivar a todas a perderem esse medo e mostrar que o trânsito é lugar para todos”, disse a diretora-executiva de Marketing GM América do Sul, Chris Rego.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!