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Toyota Corolla sedã e SUV Corolla Cross ganharão nova tela no painel
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Toyota Corolla sedã e SUV Corolla Cross ganharão nova tela no painel

Corolla e Corolla Cross terão upgrade na parte mecânica, lista de equipamentos mais recheada e retoques estéticos; Toyota lançará dupla no último trimestre

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

27 de jul, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Toyota Corolla
Toyota Corolla 2024 deve estrear ainda em setembro
Crédito:Toyota/Divulgação

A dupla Toyota Corolla e Corolla Cross receberá mudanças, em breve, no Brasil. O upgrade para a linha 2024 engloba a parte estética, mecânica, bem como a lista de equipamentos. De acordo com o site Motor1.com, o sedã atualizado deve chegar às lojas do País no último trimestre do ano, com lançamento em setembro. Já o SUV deve ser lançado em outubro, conforme aponta a imprensa internacional. E a chegada, também acontecerá antes do fim do ano.



De acordo com a publicação, as mudanças estéticas do Toyota Corolla (o sedã médio mais vendido do Brasil) serão sutis. Afinal, como diz o ditado popular: “Em time que está ganhando não se mexe”. Assim, deve apenas seguir as mudanças do modelo europeu – referência para a configuração nacional – como a troca da grade inferior. No lugar das barras horizontais, entra o formato colmeia. A princípio, como de praxe, as rodas terão novo design.

Toyota
Toyota/Divulgação

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Do lado de dentro, as mudanças começam a ficar mais interessantes. Em síntese, além de novos padrões de acabamento, o Corolla adotará novo painel de instrumentos digital com 12,3″ nas versões topo de linha. As configurações de entrada, no entanto, devem seguir com mostradores analógicos e tela TFT de 7″, que deve mudar o grafismo. Atualização também na central multimídia. De série, terá tela de 10,” e novo sistema.

Toyota/Divulgação

Já o SUV Corolla Cross contará com telas de 8″ nas opções mais baratas e 10,5″, nas mais caras. No Japão, a cor bronze será descontinuada. No lugar, entra um novo tom de cinza. Por aqui, no entanto, não se sabe se a paleta de cores ganhará novas opções.


Toyota/Divulgação

Mais equipamentos

A lista de equipamentos de série, contudo, também deve crescer. Aposta-se que o Corolla 2024 ganhe atualização do pacote Safety Sense. Assim, passará a ter assistentes de direção de emergência e de saída, bem como supressão de acelerador em baixa velocidade. Já o modelo GR Sport ganhará teto solar elétrico.

No Corolla Cross, o pacote de recursos de segurança e assistência adicionará, por exemplo, alerta de mudança de faixa, assistência de condução pró-ativa e recomendação de pausa – caso o carro detecte que o motorista esteja com sono.


Toyota
Toyota/Divulgação

Já sobre o polêmico freio de estacionamento do SUV, ainda não se sabe se a Toyota do Brasil seguirá os padrões do modelo oferecido no Japão. Talvez, abandone o freio por pedal e o ofereça com comando eletrônico. Embora em alguns mercados o utilitário adote design exclusivo nas configurações híbridas, visualmente, não é prevista nenhuma novidade por aqui – salvo novas rodas.

Toyota/Divulgação

Motorização

O sistema híbrido também deve receber mudanças. Desse modo, o sedã e o SUV ficarão ficará mais potentes e terão novas baterias de íon-lítio. Mais leve (18 kg a menos), o conjunto promete deixá-los mais espertos. Nesta quinta geração do sistema híbrido, a potência máxima salta para 140 cv (hoje, tem 122 cv). Ademais, o módulo de controle de potência foi revisto e interferiu na aceleração entre 0 e 100 km/h. Caiu de 10,9 segundos para 9,2 segundos em ambos.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.