O site brasileiro da Volkswagen já exibe o Nivus 2024, que tem mudanças pontuais. Para começar, a marca ajustou os pacotes e preços do crossover do Polo, que continua disponível apenas com o motor 1.0 turboflex na versão mais potente (200 TSI) com até 128 cv e 20,5 mkgf de torque máximo. Como destaque, a versão topo de linha Highline ganhou acabamento mais caprichado na cabine, com a parte central do painel coberta com vinil.
Por mais que a montadora não tenha um comunicado oficial sobre as mudanças, a página do Nivus já mostra a alteração. Dessa forma, a mecânica e a estrutura permanecem iguais. Assim, as pequenas mudanças foram nos equipamentos.
Por exemplo, o Nivus Comfortline 2024 perdeu a tomada USB-C para o banco traseiro. Já o modelo Highline teve a retirada dos sensores de contato das maçanetas externas, que funcionavam em conjunto com a chave presencial. Dessa forma, passa a ter botões convencionais que precisam ser acionados para destravarem as portas.
Por fim, o Nivus 2024 teve uma melhoria de acabamento na cabine. Mesmo que somente na versão Highline. O painel agora têm um acabamento de vinil com imitação de costuras e materiais mais refinados para os painéis de portas.
No entanto, o VW Nivus 2023 teve reajustes nos preços. O Comfortline, de entrada, foi de R$ 127.390 para R$ 129.190. Ou seja, uma alta de R$ 1.800. Já a versão Highline tem tabela de R$ 145.990. Ou seja, R$ 900 a menos que antes (R$ 146.890).
Poucas alterações na nova linha
Seja como for, o restante permanece igual no VW Nivus 2024, que é construído sobre a plataforma modular MQB-A0. O crossover vem de fábhrica com 6 airbags, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, faróis e lanternas traseiras de LEDs, luz de condução diurna de LED, volante multifuncional coberto com couro ecológico, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e sistema Start-Stop – estes dois últimos, adições recentes.
Motor e câmbio do VW Nivus 2024
Como dito mais acima, o motor é o 1.0 turbo flex com injeção direta de combustível, na versão mais potente 200 TSI. Esta é capaz de gerar até 128 cv e 20,5 mkgf de torque máximo com o câmbio automático de 6 marchas.
Nas dimensões, o VW Nivus 2024 mede 4,26m de comprimento, 2,56m de entre-eixos, 1,49 m de altura e até 415 litros para bagagens no porta-malas. Desde o seu lançamento, em junho de 2020, a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) já produziu mais de 120 mil unidades do modelo. O Nivus é exportado para cerca de 15 países das Américas Central e do Sul.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!