Há cerca de um mês, a Honda lançou o Civic Type R no Brasil. O modelo chegou ao mercado com objetivo de conquistar o público que deseja um hatch esportivo. Entretanto, ele não está só. Pouco tempo depois, a Toyota estreou o inédito GR Corolla, hatch com preparação de pista da Gazoo Racing – preparadora da montadora. Dessa forma, se formou um grande embate entre os “hot hatches” das marcas japonesas.
O Civic Type R, que usa a base da 11ª geração do Civic, aterrizou em terras nacionais com preços a partir de R$ 429.900. A versão é única, mas a Honda oferece um pacote adicional chamado de “Traffic Alert”, que pode fazer com que o hatch salte para R$ 434.900. Vale lembrar que o primeiro lote, com apenas 17 unidades, é composto pela versão completa. Até o fim do ano, a marca importará um total de 100 unidades do Japão.
No caso do Toyota Corolla GR, a princípio, serão 99 unidades disponíveis no País. Há duas versões, Core e Circuit, que custam, respectivamente, R$ 416.990 e R$ 461.990. Feito na planta da GR em Motomachi, no Japão, o “hot hatch” supera o veículo mais caro da Toyota no Brasil: o SW4 GR-Sport, com preço de R$ 447.750.
Mas afinal, quais são as principais diferenças entre o Toyota GR Corolla e o Honda Civic Type R? O Jornal do Carro montou um comparativo completo entre os modelos. Confira!
Motores turbo
Sob o capô, o Toyota GR Corolla conta com motor 1.6 turbo intercooler com três cilindros em linha do GR Yaris, à venda no exterior. Assim, gera 304 cv de potência a 6.500 rpm. O torque de 37,7 mkgf é entregue entre 3.000 e 5.500 rpm. De acordo com a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 5,5 segundos. Desde os pedais até o conjunto de suspensões e a direção, o acerto no hatch impressiona.
O Civic Type R, por sua vez, traz o mesmo motor da geração anterior. Mas, com modificações. Dessa forma, com o motor 2.0 turbo com injeção direta, o novo Type R se torna o mais rápido já feito pela Honda. No desempenho, o hatch entre 297 cv e 42,8 mkgf de torque máximo a partir de 2.600 rpm. Com esse conjunto, o modelo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. O motorista consegue sentir a precisão da direção. Mas tudo pode mudar. Basta escolher um dos quatro modos de condução disponíveis: Comfort, Sport, +R e Individual.
Type R e GR Corolla ofertam câmbio manual de 6 marchas
No entanto, a cereja do bolo em ambos os modelos é o câmbio manual de 6 marchas. De acordo com o teste do Jornal do Carro, essa transmissão no GR Corolla rege a tocada mais esportiva do hatch. Em contrapartida, o Type R traz o câmbio com recursos exclusivos. A Honda explica que o “rev-match control system”, por exemplo, garante uma sincronia de rotações nas reduções de marchas. Ou seja, evita um eventual desequilíbrio em entrada de curva, inclusive na redução da segunda para a primeira marcha.
Mas a tração muda
A grande diferença está na tração. No esportivo da Toyota, há a tração integral GR-Four. Dessa forma, permite ajustar a tração entre os dois eixos, com configurações selecionáveis de distribuição de torque ao conjunto nas proporções 60/40, 50/50 e 30/70. Além disso, a Toyota mexeu na geometria da suspensão. Assim, o hatch tem bitola 60 mm mais larga na frente e 90 mm mais larga atrás.
Já o Civic Type R tem tração apenas dianteira. No entanto, de acordo com a montadora, há um diferencial que auxilia nas curvas e deixa o carro mais preciso. O hatch, assim como o modelo da Toyota, conta com suspensão McPherson na dianteira e multilink na traseira. No entanto, no caso do GR Corolla, é do tipo Double Wishbone. Os amortecedores, por fim, são adaptativos.
Quando o assunto é freio, o GR Corolla conta com pinças de 4 pistões com monobloco de alumínio. São 14″ na dianteira e 11,7″ na traseira. Já o Civic Type R usa pinças Brembo com 4 pistões na dianteira e discos ventilados de 13,8″, bem como discos sólidos de 12″ na traseira.
Estética esportiva
Apesar de inédito no Brasil, o GR Corolla já é vendido em outros mercados. O “hot hatch” tem visual esportivo e linhas agressivas com faróis pontiagudos, para-choque completamente redesenhado e aerodinâmico, capô com vincos marcantes, ampla grade frontal em formato de colmeia, aerofólio e três difusores de ar. Um diferencial é o teto em fibra de carbono na versão Circuit, que melhora a performance.
O modelo usa rodas de 18″ com acabamento preto brilhante e calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4 235/40. Como dizem os executivos da Toyota, não há nada meramente estético. Na paleta de cores, o GR Corolla oferece quatro tons: branco Polar, preto, vermelho e cinza Precious Metal.
Pois, no Type R, a dianteira tem uma entrada de ar central no capô (feito de alumínio) para arrefecer o motor. Ao contrário do Civic convencional, a grade de baixo é enorme e traz o logotipo da Honda com fundo vermelho. A mesma cor está na letra “R” da inscrição Type R, colada no canto da grade.
Ademais, o Civic Type R tem saias laterais e rodas de 19 polegadas com aros mais finos. O modelo vem de fábrica com pneus 265/30 ZR19 feitos em parceria com a Michelin. Mas o grande destaque é o enorme aerofólio na traseira. Por fim, o hatch esportivo tem difusor traseiro com três saídas centrais de escape. A paleta de cores tem apenas quatro opções. São elas: Racing Blue Pearl (azul), Rallye Red (vermelha), Championship White (branca) e Crystal Black Pearl (preta).
Toyota GR Corolla é mais compacto que Honda Civic Type R
Nas dimensões, o Toyota GR Corolla é ligeiramente menor que o rival da Honda. Ao todo, o hatch conta com 4,41 m de comprimento, 185 m de largura, 1,45 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. Além disso, por contar com tração integral, também é mais pesado, com 1.470 kg.
Já o Type R, que ganhou largura em relação a geração anterior, conta com 4,60 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,41 m de altura e 2,74 m de entre-eixos. O peso é de 1.446 kg, de acordo com a ficha técnica.
Por dentro
Na cabine, o GR Corolla mantém um visual similar ao do Corolla convencional. No entanto, traz alguns diferenciais com uma pegada mais esportiva. Esse é o caso, por exemplo, dos bancos tipo concha, bem como as pedaleiras esportivas e o volante com costuras vermelhas. Além disso, o hatch da Toyota oferece ar-condicionado digital dual zone, quadro de instrumentos digital de 12″ e central multimídia de 7″. Na versão topo de linha, há também o head-up display.
Já o Civic Type R traz um visual mais disruptivo. O modelo conta com detalhes em vermelho nos bancos, volante, câmbio e até assoalho. De série, vem com carregador de celular por indução, ar-condicionado digital de duas zonas, som premium da Bose com 12 alto-falantes e pedaleiras de alumínio. Além disso, também oferece quadro de instrumentos digital e central multimídia de 9″.
Seja como for, o Honda Civic Type R conta com uma leve vantagem sobre o modelo da Toyota. Isso por conta do aplicativo Honda LogR, que exibe os dados de desempenho em tempo real. A tecnologia está disponível na multimídia ou via aplicativo para smartphones. Nela, é possível analisar os dados da pilotagem e pegar discas para aperfeiçoar o desempenho, com pontuação.
Lista de segurança
Além de 10 airbags, o Civic Type R tem vários outros equipamentos de segurança. O Honda Sensing, por exemplo, reúne os assistentes de condução. No pacote, há desde controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e frenagem para mitigação de colisão, até sistema de permanência de faixa, de evasão de pista (com ajuste de direção) e farol alto automático. Por fim, a lista incluí frenagem de emergência, sensor de pressão dos pneus e câmera de ré, entre outros itens.
Seja como for, o GR Corolla não fica para trás. O hatch oferece o pacote ADAS Toyota Safety Sense, que também oferece uma vasta lista de recursos de assistência ao motorista. Esse é o caso, por exemplo, da frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção no volante, faróis de LED com acendimento automático, entre outros. No entanto, são 7 airbags.
E o consumo?
Por fim, embora esse não seja o foco dos modelos, é importante falar sobre consumo. De acordo com o Inmetro, o GR Corolla consegue rodar 8,7 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada, com gasolina. Já o Civic Type R, por sua vez, faz médias próximas. Sendo 9,3 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada, também com gasolina.
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