Depois de sair de linha no Brasil, o Kia Cerato está prestes a ganhar uma nova geração. O modelo, que é chamado de K3 na Coreia do Sul, será revelado nesta terça-feira, 8 de agosto, em versão completamente renovada e com o visual mais moderno da marca, que acompanha a linha de elétricos. A revelação será feita no México, o que indica que o sedã deverá voltar ao mercado brasileiro em 2024.
O modelo, cujos nomes variam entre K3, Cerato ou mesmo Forte, a depender do mercado, é um sedã três-volumes lançado em 2006, que deve ter o nome K3 expandido, utilizando da mesma estratégia aplicada ao modelo K5, por exemplo. O sedã K5 era a versão coreana do Kia Optima, também já descontinuado no Brasil.
O teaser, com pouquíssimos detalhes, revela apenas a silhueta de parte de uma lanterna traseira, por exemplo. Mesmo com o segredo mantido pela companhia, protótipos recentes do sedã flagrados em testes dão uma ideia geral do que pode-se esperar em termos de design. Mudado por completo, o K3/Cerato chegará à linha 2024 mais alinhado ao estilo de modelos como o elétrico EV9 e o SUV Sorrento, por exemplo.
Modelo terá visual totalmente novo
Com design forte apoiado nos outros dois modelos, o sedã romperá com o estilo tradicional, e aposta em algo totalmente novo. Na dianteira, os faróis recebem uma assinatura na vertical, nova linha de design usada pela marca, além de possuírem visual junto à grade. Nas laterais, a inovação está nas maçanetas, que podem estar embutidas na coluna, algo visto em hatchs e SUVs, mas incomum em sedãs. Na traseira, as lanternas têm visual integrado à tampa do porta-malas.
Para mover o modelo, em baixo do capô, tudo indica que serão mantidos os já conhecidos motores de 2.0 litros aspirado, de 149 cv e 18,2 mkgf de torque, e 1.6 turbo, a gasolina, com 204 cv e 27 mkgf de torque. Por fim, é provável que o novo K3/Cerato apresente uma versão híbrida, por exemplo, a fim de manter-se relevante no mercado dos médios.
No Brasil, Cerato tinha motor 2.0 aspirado
No Brasil, o Cerato contava com motor 2.0 aspirado flex de 157 cv e 19,2 mkgf de torque com gasolina. Já com etanol, os dados subiam para 167 cv e 20,6 mkg. O câmbio era sempre o automático de 6 marchas. Além disso, a tração era dianteira. Vale lembrar que, em 2022, o modelo recebeu uma renovação nos EUA e era cotado para estrear no Brasil.
Seja como for, o sedã ficava um pouco atrás na lista de equipamentos em relação a outros modelos no mercado brasileiro. Na lista de equipamentos, contava com ar-condicionado digital na versão mais cara, retrovisor interno eletrocrômico, aquecimento nos bancos dianteiros, câmera de ré com gráfico de manobra, entre outros. No tamanho, o sedã media 4,64 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,44 m de altura. Por fim, tinha entre-eixos de 2,70 m e porta-malas com capacidade de 520 litros.
O Jornal do Carro também está no Instagram!