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Kia Cerato sai de linha no Brasil após quase ser produzido no País há dez anos
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Kia Cerato sai de linha no Brasil após quase ser produzido no País há dez anos

Após sair de linha silenciosamente, Kia Cerato já não está mais no site oficial da marca no Brasil; sedã era equipado com motor 2.0 aspirado

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

28 de jul, 2023 · 4 minutos de leitura.

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kia cerato carros
Kia Cerato foi cotado para produção nacional por volta de 2011
Crédito:Divulgação/Kia Motors

Há pouco mais de uma década, a Kia quase abriu uma fábrica no Brasil. Ali pelo ano de 2011, a marca vivia um excelente momento no País, com modelos modernos e preços competitivos. Na ocasião, o Cerato era o modelo cotado para ganhar produção local, já que os sedãs médios ainda viviam uma certa hegemonia como carro que representava uma ascensão social. Entretanto, o mercado mudou e atualmente é dominado pelos SUVs. Pois o Kia Cerato, no fim das contas, não ganhou produção nacional e agora sai de linha oficialmente.

O modelo não faz mais parte do catálogo do site da marca sul-coreana no Brasil. Por aqui, o Cerato era estava disponível como ano/modelo 2021/2022. Nos preços, partia de R$ 136.490 na versão de entrada EX e chegava a R$ 152.190 na configuração topo de linha, a SX. Após a descontinuação do sedã, a Kia passa a contar apenas com a minivan Carninal, os SUVs Stonic, Niro e Sportage, bem como o utilitário Bongo no catálogo.



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Divulgação/Kia Motors

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Kia Cerato tinha motor 2.0 aspirado

No Brasil, o Cerato contava com motor 2.0 aspirado flex de 157 cv e 19,2 mkgf de torque com gasolina. Já com etanol, os dados subiam para 167 cv e 20,6 mkg. O câmbio era sempre o automático de 6 marchas. Além disso, a tração era dianteira. Vale lembrar que, em 2022, o modelo recebeu uma renovação nos EUA e era cotado para estrear no Brasil.

Seja como for, o sedã ficava um pouco atrás na lista de equipamentos em relação a outros modelos no mercado brasileiro. Na lista de equipamentos, contava com ar-condicionado digital na versão mais cara, retrovisor interno eletrocrômico, aquecimento nos bancos dianteiros, câmera de ré com gráfico de manobra, entre outros. No tamanho, o sedã media 4,64 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,44 m de altura. Por fim, tinha entre-eixos de 2,70 m e porta-malas com capacidade de 520 litros.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.