Depois de estrear na Europa, o SUV elétrico Audi Q8 e-tron – e a versão cupê Sportback – desembarcam no Brasil. A apresentação aconteceu em evento na Casacor, no Rio de Janeiro. Cinco anos após o lançamento, o novo e-tron vem “puxar a fila” de SUVs eletrificados da marca. Por isso, exibe a nova linguagem visual e tecnológica nesta primeira atualização desde 2019.
Em relação ao antigo modelo, o Q8 e-tron traz mudanças no desenho como principal novidade. Na dianteira, por exemplo, exibe novo para-choque integrado à grade. Esta, segundo a marca, tem função ativa e abre as aletas para auxiliar no resfriamento do conjunto elétrico. Ainda na dianteira, é possível ver o novo logotipo da Audi, agora bidimensional e fosco, e não mais em alto-relevo e cromado.
O modelo recebeu implementos aerodinâmicos na parte da frente, como elementos no para-choque que melhoram o fluxo de ar para reduzir a resistência ao ar. Além disso, há melhora na dirigibilidade. Na traseira, também há um novo para-choque, que agora conta com um difusor com acabamento em preto brilhante.
Audi Q8 e-tron com 30% a mais de autonomia
O Q8 e-tron agora tem uma nova bateria de célula química, com 20% a mais de capacidade. Dessa forma, sobe de 95 kWh para 114 kWh. Além disso, a capacidade de carregamento subiu 20 kWh e alcança 170 kWh. Isso permite ao SUV recarregar a até 80% da bateria em 31 minutos, por exemplo. O SUV alcança até 332 km (Inmetro) ou 571 km (ciclo WLTP). Já a versão Sportback roda 342 km ou 594 km, na mesma ordem. Segundo a Audi, são 30% a mais de autonomia.
O SUV traz dois motores elétricos que geram 408 cv de potência e 67,7 mkgf de torque máximo, com o auxílio da tração integral quattro. O Audi Q8 e-tron vai de zero a 100 km/h em 5,6 segundos, com máxima de 200 km/h (limitada eletronicamente). O modelo tem ainda sistema de suspensão a ar, que ajusta a altura em relação ao solo.
Q8 e-tron tem câmeras no lugar dos retrovisores
Por dentro, o modelo recebeu melhor isolamento acústico e materiais mais nobres no acabamento. Ambas as versões contam com volante e apoios de braço cobertos com couro. Mas, na Performance Black, as costuras são em cinza, e na Launch Edition, são vermelhas, mesma cor dos cintos. Há também detalhes em fibra de carbono, com assinatura Audi Sport.
Entre os itens de série, há controle de cruzeiro adaptativo (ACC), aviso de saída de faixa (LKAS) com assistente de emergência, câmera de visão 360° com sistema Parking Assist Plus, faróis Matrix LED com setas dinâmicas e o Audi Side Assist, com monitor de ponto cego, de tráfego cruzado e de saída. Este último recurso identifica a aproximação de outros veículos e ciclistas nas laterais. Assim, atrasa a abertura das portas para evitar acidentes. Por fim, como opcional, o Q8 e-tron oferece câmeras de alta resolução no lugar dos retrovisores laterais, com imagens reproduzidas em pequenas telas nas portas.
Mensalidade de R$ 15 mil no Audi Signature
Tanto a versão SUV quanto a Sportback estão disponíveis nos pacotes Performance Black e Launch Edition, que tem como opcionais os faróis digitais Matrix LED, com projeções e animações (R$ 25.000) e os retrovisores virtuais (R$ 15.000). Já a capacidade de carga AC (ultrarrápida) de 22 kW é opcional na Performance Black.
O Q8 Sportback e-tron mede 4,91 metros de comprimento, 2,18 m de largura, 1,61 m de altura e 2,92 m de entre-eixos. O porta-malas é de 528 litros, menor que na versão SUV, com volume de 569 litros. Além disso, o modelo tradicional mede 1,63 metro de altura e é maior que o SUV-cupê, bem como é ligeiramente mais pesada, com 2.720 kg (5 kg a mais que o Q8 e-tron Sportback). Há ainda o porta-malas dianteiro, que tem 60 litros nas duas carrocerias.
Os preços para o Audi Q8 e-tron são de R$ 669.990 (Performance Black) e de R$ 681.990 (Launch Edition). Já o Q8 e-tron Sportback tem tabela de R$ 699.990 e de R$ 711.990, respectivamente. Por fim, o SUV elétrico de luxo está disponível por assinatura no programa Audi Signature. Dessa forma, o plano de 36 meses tem mensalidade de R$ 15.050.
O Jornal do Carro também está no Instagram!