Uma das cinco unidades do raro Pagani Zonda 760, e a única assinada com o nome do piloto de fórmula 1 Lewis Hamilton, encontrou um fim trágico em um túnel no País de Gales. Comprada pelo esportista em 2014, e vendida em 2021, quando Lewis decidiu se livrar de todos os seus carros a combustão, o superesportivo V12 era customizado especialmente pelo piloto, tanto que tem as iniciais “LH” em seu nome.
Enquanto pertenceu ao piloto, rodou menos de 1000 km, e não é sua primeira batida. O modelo já se envolveu em outro acidente em 2015, no primeiro ano de uso do Zonda. No entanto, o atual acidente é muito mais danoso, onde o esportivo de motor Mercedes aparece muito danificado. O fotógrafo Ethan Gale flagrou o modelo com a lateral destruída, e também é possível ver o esportivo sendo levado embora do local.
Entretanto, não existem muitas informações sobre o acidente em si. O que se sabe até agora é que o motorista não se feriu durante o impacto, e que ele estava acelerando no túnel, provavelmente motivado pela acústica do local, e queria ouvir o ronco do motor V12 durante a aceleração. Durante a passagem, ele perdeu o controle do carro e atingiu em cheio a lateral do passageiro no muro. No impacto, perderam-se o eixo traseiro, faróis, para-brisa e parte da carroceria.
Zonda 760 LH de Hamilton era “terrível de dirigir”
Em uma entrevista ao jornal The Sunday Times em 2018, o próprio Hamilton admitiu que o Zonda 760 LH é “terrível de dirigir”, e que a dinâmica “é a pior”. Entretanto, existem pontos positivos, como o som feito pelo motor 7.3 V12, com 760 cv de potência, que era o melhor som dentre seus esportivos. Outra curiosidade é que se trata de um modelo com câmbio manual, já que a opção automática desagradou o piloto.
Especula-se que o novo proprietário do Zonda possa consertá-lo, afinal poucas pessoas podem arcar com seus custos, e o modelo não foi totalmente destruído. Seja como for, ainda serão precisas algumas idas à fábrica da Pagani para conseguir peças substitutas, já que o modelo saiu de linha em 2019. Por fim, apesar do susto, ao menos o carro estava sendo usado, e não mantido em uma garagem como peça de coleção.
O Jornal do Carro também está no Instagram!