Depois de já bater o martelo na intenção de lançar novos modelos elétricos no Brasil, a Kia confirmou o início de vendas do SUV EV9 e do SUV compacto Niro EV (por ora, só existe o híbrido no Brasil) no mercado brasileiro. Ainda sem preços ou datas cravadas, a ideia é trazer a dupla ainda neste ano. O anúncio foi feito pelo presidente da marca no Brasil, Jose Luis Gandini, durante a comemoração dos 30 anos da sul-coreana no Brasil.
A história, a princípio, começou no dia 30 de junho de 1992, quando a abertura das importações possibilitou a chegada de diversos players no mercado nacional. Agora, após diversos sucessos e insucessos, a Kia promete dar um largo passo rumo à eletrificação. É tanto que, além da dupla, a marca já fala em uma terceira opção.
Novo híbrido flex
Embora já tenha, no portfólio, os híbridos-leve Stonic e Sportage, bem como o híbrido Niro HEV, a marca afirma que terá um inédito SUV de grande porte com sistema híbrido flex no Brasil – ao estilo Toyota Corolla e Toyota Corolla Cross. O lançamento fica previsto para 2025. Ainda não há informações sobre o novato.
Burocracia
De acordo com Gandini, EV9 e Niro EV estão a caminho do Brasil, afinal, já embarcaram na Ásia. Aqui, ainda precisarão passar por homologação. Seja como for, a expectativa é que as vendas do EV9 comecem no último trimestre deste ano. Se não houver atrasos, o Niro EV seguirá o mesmo calendário ou, no mais tardar, virá no começo de 2024.
Por falar em calendário, a Kia está devendo o EV6 ao mercado brasileiro, a princípio, previsto para este ano. Entretanto, a marca afirma que o hatch elétrico (leia avaliação do Jornal do Carro), já passou por homologação, mas tem enfrentado problemas na linha de produção, em Seul (Coréia do Sul), devido à falta de semicondutores.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!