Você está lendo...
Volkswagen revela primeiro elétrico da linha ID com a sigla esportiva GTI
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Volkswagen revela primeiro elétrico da linha ID com a sigla esportiva GTI

ID GTI Concept mostra primeiro passo da Volkswagen para manter legado da sua famosa linha de esportivos GTI na era dos carros elétricos

Diogo de Oliveira

04 de set, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen ID GTI elétrico VW
Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, posa para foto ao lado do novo ID GTI Concept na Alemanha
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Quando a Volkswagen começou a trocar seus carros a combustão por modelos elétricos, ficou a expectativa em relação ao que a marca faria com as linhas icônicas. Por exemplo, o Golf GTI, modelo que tem uma legião de fãs no Brasil e no mundo. Pois a resposta da montadora é o ID GTI Concept, que estreia nesta semana. O protótipo será o destaque da VW no Salão do Automóvel de Munique, entre os dias 5 e 10 de setembro.

Visualmente, o ID GTI Concept aproveita parte do conceito ID.2All, revelado há alguns meses. O protótipo surgiu como a versão elétrica do Golf. Essa relação fica explícita no formato das colunas traseiras, uma marca registrada do hatch médio ao longo de suas oito gerações. Entretanto, este é praticamente o único elo entre os modelos. Isso porque o ID GTI traz o visual mais futurista e moderno dos elétricos da Volkswagen.



Volkswagen ID GTI elétrico
Volkswagen/Divulgação

Publicidade


Volkswagen ID GTI tem tamanho de Polo

Embora a VW não tenha revelado as dimensões, espera-se que o hatch elétrico tenha cerca de 4,05 metros de comprimento e uma distância entre-eixos de 2,60 m. Ou seja, terá bom espaço interno mesmo sendo pouco menor que o Golf. Além disso, dados apontam que o ID.2all terá um porta-malas generoso de 490 litros que pode chegar até 1.330 litros com o banco traseiro rebatido. Ou seja, um compartimento maior que o de SUVs compactos.

Em relação ao estilo, é inegável a herança do Golf, sobretudo no desenho das colunas traseiras, que o modelo mantém desde as primeiras gerações. A presença da cor vermelha em várias partes da carroceria e do interior também atestam se tratar de um GTI. Como destaque, faróis e lanternas têm identidade própria, com linhas simples, mas muito modernas. Por dentro, o painel é tecnológico e envolvente, com duas grandes telas e poucos comandos.

Volkswagen ID GTI elétrico
Volkswagen/Divulgação

Por enquanto, a Volkswagen também não divulgou dados técnicos e de desempenho. Entretanto, é certo que o ID GTI terá tração dianteira e mais que os 231 cv de potência máxima entregues no ID.2All. Este, segundo a montadora, leva menos de 7 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. Ou seja, podemos esperar o futuro esportivo com tempo na casa dos 6 segundos. Isso com autonomia que deve superar os 400 km no ciclo global WLTP.

Volkswagen ID GTI elétrico
Volkswagen/Divulgação

Sigla GTI troca “I” por símbolo do raio

Logo no início de agosto, contamos no Jornal do Carro que a Volkswagen atualizou o logotipo da sigla GTI. Na ocasião, a marca sinalizou o que estava por vir: em vez da letra “I”, de “injeção eletrônica”, o emblema ganhará um raio (ou relâmpago), símbolo da eletricidade. Pois o conceito ID GTI antecipa a versão esportiva do ID.2All que estreia em 2027. Mas o hatch estreia antes disso, já em 2025, como o carro elétrico de entrada da marca.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Saveiro 2024 muda visual e fica mais barata para incomodar a Fiat Strada
Deixe sua opinião