A Toyota vai oferecer 500 unidades do Mirai, seu carro a hidrogênio, para formar a frota da organização da Olimpíada de Paris. Conforme a marca, os carros vão usar hidrogênio verde. Ou seja, gerado a partir de fontes renováveis de energia. Com isso, a meta é reduzir em 50% as emissões de carbono. Isso na comparação com a frota usada na Olimpíada anterior. Além disso, a frota ficará disponível tanto para os Jogos Olímpicos quanto para os Paralímpicos de 2024.
Segundo a japonesa, a ideia é “fornecer soluções de mobilidade sustentável”. Para atingir a meta de carbono neutro, a Toyota adotou uma abordagem variada à mobilidade. Isso inclui a oferta de uma ampla variedade de veículos. Ou seja, elétricos a bateria e a célula a combustível. Bem como híbridos e híbridos plug-in, com baterias que são recarregadas em tomadas.
Toyota Mirai para a frota oficial da Olimpíada de Paris
Seja como for, o Mirai não exatamente uma novidade. Por exemplo, o carro a hidrogênio já foi mostrado no Brasil. Com quase 5 metros de comprimento, o Mirai é feito sobre a plataforma GA-L, a mesma do Lexus LS. Assim, permite acomodar uma bateria elétrica de 1,2 kW e 330 células de hidrogênio. Essas são responsáveis por gerar energia para o motor elétrico, que gera cerca de 184 cv de potência e 30,6 mkgf de torque.
Dessa forma, o Toyota Mirai combina a tecnologia da célula a combustível a hidrogênio com as vantagens da mobilidade elétrica. Porém, com maior autonomia e processo rápido de reabastecimento. De acordo com a marca, a frota será reabastecida com hidrogênio fornecido pela Air Liquide. Ou seja, uma das empresas apoiadoras dos Jogos Olímpicos.
Por fim, a organização da Olimpíada de Paris 2024 informa que reafirma o compromisso com a redução do impacto ambiental dos jogos. Assim, a escolha da frota de automóveis elétricos visa tornar o evento o mais sustentável possível.
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