Você está lendo...
Venda de picapes com isenção de IPI: veja quem pode comprar
Legislação

Venda de picapes com isenção de IPI: veja quem pode comprar

Projeto de Lei 2.966/2019 vai permitir ao produtor rural a compra de picapes com isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

21 de set, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Projeto de Lei permite ao produtor rural comprar picapes com isenção do IPI
Crédito:RAM/Divulgação

Um projeto de lei que isenta do IPI os produtores rurais na compra de picapes foi aprovado. O texto, que se aplica a pessoas físicas, foi referendado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Assim, o Projeto de Lei 2.966/2019 segue para a Câmara dos Deputados.

De autoria do senador Irajá (PSD-TO), o projeto recebeu parecer favorável do também senador Nelsinho Trad (PSD-MS). A proposta já havia sido aprovada em 2019 pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Segundo o PL, estão isentos do IPI os veículos de transporte de carga. Portanto, abrange picapes pequenas, médias e grandes.



O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Saveiro 2024 muda visual e fica mais barata para incomodar a Fiat Strada

Publicidade


Segundo o projeto, ficam isentos do IPI veículos de carga com peso bruto total (PBT) de até 3,5 toneladas. Entretanto, não está claro se o PL contempla modelos feitos em outros países do Mercosul. Ou seja, como Ford Ranger, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok, por exemplo.

Medida contempla ampla variedade de picapes

Mitsubishi L200 é feita em Catalão (GO) (Mistubishi/Divulgação)

Seja como for, se não houver essa restrição vários modelos serão incluídos na medida. Picape mais vendida do País, Fiat Strada, é uma delas. Porém, mesmo as grandes poderiam ser compradas sem o pagamento do IPI. Por exemplo, as Ram 1500 e 2500.


Por fim, abaixo, confira os requisitos para ter acesso ao benefício. Ou seja, o produtor rural, considerado pessoa física, que:

I — exerça profissionalmente, na zona rural, atividade de agricultura, pecuária, apicultura, avicultura, cunicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura e outras culturas animais, ou extração e exploração vegetal e animal; 

II — Tenha inscrição estadual ativa; 


III — Seja detentor de pelo menos 1 (um) módulo fiscal de área; 

IV — Tenha pelo menos 1 (um) empregado registrado em sua matrícula no Cadastro Específico no Instituto Nacional do Seguro Social INSS (CEI).

Produção nacional

A isenção tem avaliação pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia. Portanto, o órgão responsável pela verificação dos requisitos.


Assim, a medida vai beneficiar o produtor rural que precisa de uma picape para trabalho. Além disso, deve turbinar as vendas do segmento. Entretanto, se o projeto contemplar apenas modelos feitos no Brasil, haverá limitações. Assim, no caso de médias há a Chevrolet S10 e a Mitsubishi L200, por exemplo.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Deixe sua opinião