Você está lendo...
Helicóptero com motor de Fusca? Pedreiro baiano mostra criação em vídeo
Notícias

Helicóptero com motor de Fusca? Pedreiro baiano mostra criação em vídeo

Responsável pelo projeto, Antônio Matos afirma que o helicóptero está em fase final de acabamento; objetivo é chegar a 5.000 mil pés

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

25 de set, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

helicóptero
Helicóptero tem 4 metros de altura e espaço para um ocupante
Crédito:Reprodução

Um pedreiro da cidade de Capim Grosso, na Bahia, decidiu colocar em prática um sonho antigo um tanto inusitado. Antônio Matos, de 40 anos, sempre teve vontade de voar e, por isso, construiu seu próprio helicóptero. O modelo, segundo o rapaz, é “leve, redondo e resistente” (veja o vídeo abaixo). Entretanto, a parte mais curiosa do projeto é que a aeronave é equipada com um motor de Fusca.

De acordo com Antônio, a construção começou a cerca de cinco anos. No entanto, tudo se intensificou nos últimos 10 meses. Agora, o protótipo já está com grande parte da estrutura finalizada. Ao todo, Antônio afirma que investiu cerca de R$ 28.000. “Eu sempre sonhei em voar. Como não tinha dinheiro, resolvi fazer o meu mesmo”, confirmou em entrevista ao portal Bahia Notícias.



Publicidade


Embora ainda esteja em fase final de acabamento, o modelo já está bastante adiantado. Em termos de medidas, o helicóptero conta com 4 metros de altura e quase 1 metro de largura na cabine. Dessa forma, há espaço apenas para um ocupante.

O helicóptero pode voar?

Para construir o modelo, Antônio explicou que foi estudando aos poucos para entender como colocar o voo em prática. De acordo com ele, o objetivo é que o helicóptero chegue a 5.000 pés de altitude. Seja como for, ele ainda não tem uma data certa para fazer o primeiro teste. “Eu só vou fazer quando eu sentir que vai estar seguro mesmo”, comentou.

Reprodução

Quando o assunto é legislação, não há nenhuma lei que proíba o teste de aeronaves experimentais. No entanto, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o voo precisa acontecer em áreas pouco povoadas, sem possibilidade de colocar em risco a vida dos habitantes. Seja como for, é necessária também uma autorização da cidade.

Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo Renault Megane E-Tech elétrico: preço, tamanho e desempenho

Deixe sua opinião