Um dos maiores entraves para a massificação dos carros elétricos é a infraestrutura de recarga. E este não é um problema apenas do Brasil e de países do terceiro mundo. Até mesmo nos Estados Unidos existe essa preocupação. Por isso, a Tesla acaba de fazer uma parceria que objetiva instalar 20 mil carregadores universais em hotéis da rede Hilton.
O plano abrange a instalação de carregadores elétricos em 2.000 hotéis da rede. E, contudo, não vale apenas para os EUA, mas para toda a América do Norte – também Canadá e México. Mas a rede de hotéis deixa claro que nada impede a expansão da ideia para outros mercados. Será, a princípio, a maior rede de carregamento de veículos elétricos no setor hoteleiro em todo o mundo.
De acordo com o Hilton, o plano tem por meta acelerar a capacidade de atendimento à crescente procura por recarga de veículos elétricos de seus hóspedes. Assim, terá, pelo menos, seis carregadores em cada um dos hotéis selecionados.
Os carregadores Universal Wall Connector abrangem, portanto, todos os veículos elétricos que tenham conector compatível com os modelos vendidos pela marca de Elon Musk.
Não é a primeira vez
Cabe recordar que, em maio, a Tesla anunciou parceria com a Ford para carregamento de carros elétricos. Na ocasião, a montadora do oval azul firmou acordo para que seus veículos possam usar os mais de 12 mil carregadores que a Tesla possui na América do Norte. Desse modo, o padrão de plugue da Tesla (North American Charging Standard, ou NACS) passará a equipar os carros elétricos da Ford a partir de 2025. A parceria vale a partir de 2024.
Ademais, o acordo de colaboração conquistou também a General Motors. Em junho, a GM anunciou que também vai usar o mesmo padrão de carregamento dos carros da Tesla e, assim, seus donos poderão usar a mesma rede de carregadores de carros da marca de Musk. Nesse sentido, apesar de estrear também em 2024, a novidade vale para veículos feitos a partir de 2025.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!