Recentemente, esportivos de renome como Honda Civic Type R e Toyota Corolla GR aportaram em terras brasileiras, e tem mexido com a cabeça dos fãs de modelos esportivos. Entretanto, os preços pedidos pelos hatches esportivos turbinados não são um atrativo: nos dois modelos, os valores ultrapassam os R$ 400 mil reais, por exemplo. Uma opção para o entusiasta com menos orçamento é o mercado de usados.
Pensando nisso, reunimos abaixo cinco opções baratas de hatches esportivos no Brasil. Ainda que todos os citados não estejam mais em produção no Brasil, os modelos prometem entregar diversão ao volante, dentro de suas propostas, por um preço consideravelmente menor.
Confira cinco modelos esportivos que valem a pena:
Renault Sandero RS
Fabricado entre 2015 e 2021, o Sandero RS era a resposta da Renault aos entusiastas saudosos de hatches esportivos do passado. Desenvolvido pela Renault Sport, o modelo vinha equipado com motor 2.0 16v (F4R), com bons 150 cv no etanol, e velocidade máxima de 202 km/h. No mercado de usados, aparece partindo da faixa dos R$ 50 mil.
Suzuki Swift Sport
O hatch compacto da Suzuki chegou oficialmente ao Brasil durante a abertura das importações, em 1991, e tinha como destaque a versão GTi 1.3, mas sua vida durou pouco, e importações pararam em 1995. Em 2014, o modelo retornou ao mercado nacional, nas versões Sport e Sport R. Seu motor 1.6 16v entrega 142 cv de potência e 17 mkgf de torque, e garante velocidade máxima de 202 km/h. Seus preços ficam na casa dos R$ 60 mil.
Citroën DS3
Feito em resposta à modelos como Fiat 500 e Mini Cooper, o Citroën DS3 vendeu no País entre 2012 e 2017. Assim, além do estilo moderno, o hatch esportivo tinha como atrativo o motor 1.6 THP, turboalimentado, com 165 cv e 24,5 mkgf de torque, e velocidade máxima de 219 km/h. Ainda assim, é comum encontrar com modelos modificados, capazes de entregar mais potência. No mercado de usados, entretanto, é possível encontrar exemplares partindo da faixa dos R$ 45 mil.
Honda Civic Si
Um degrau abaixo do Type R está a versão Si, também teve versões anteriores vendidas no Brasil. Bem como o rival VW Golf abaixo, usaremos de exemplo a última versão à venda no País: a Cupê 1.5 Turbo, que gerava 208 cv e 26,5 mkgf de torque. O esportivo da Honda feito no Canadá atinge 238 km/h de velocidade máxima, e pode ser achado nos classificados a partir dos R$ 179 mil, por exemplo.
Volkswagen Golf GTI
O Golf GTI é velho conhecido entre os fãs de hatches esportivos, por praticamente “ter inventado” o segmento, no final dos anos 70, na Alemanha. Desde então, no Brasil, todas as gerações vendidas a partir de 1994 tiveram uma variante esportiva disponível ao público. Nesta lista, usaremos de exemplo a última vendida no País, em 2019. Equipado com motor 350 TSI, rendia 250 cv e 35,7 mkgf de torque. Por fim, acoplado ao câmbio DSG, o modelo em sua sétima geração atingia 238 km/l de velocidade máxima. O modelo aparece em anúncios na internet partindo da faixa dos R$ 180 mil.
O Jornal do Carro também está no Instagram!