A Volkswagen é uma das montadoras tradicionais que mais tem lançado carros elétricos. A alemã já tem uma linha ampla da família ID, como a Kombi elétrica ID.Buzz e o SUV ID.4, que já está disponível por assinatura no Brasil. Recentemente, a marca apresentou o conceito ID.2all, que antecipa o Golf elétrico. Pois, além do hatch, a mesma base MEB-Light – que é mais simples, com tração dianteira e suspensão traseira por eixo de torção – dará origem a um SUV compacto a bateria, o ID.2X.
O novo utilitário possivelmente compartilhará a tecnologia de outros modelos, como o SUV de entrada da Skoda e o ID.2all, por exemplo. O SUV seria, aliás, uma opção elétrica frente ao T-Cross. Ou seja, será uma oferta mais básica na linha de eletrificados. Entretanto, segundo o site inglês Autocar, o modelo substituirá de vez o T-Cross, pelo menos no mercado europeu. Assim, vai entrar no lugar na linha de produção na Espanha, onde o T-Cross é feito
Seja como for, a previsão de estreia do ID.2X ficou para 2026. De acordo com a marca, a decisão de colocar o SUV elétrico no lugar do T-Cross na Europa aconteceu em setembro deste ano. “Ao fazer isso, economizaremos investimentos significativos na integração de diferentes arquiteturas de veículos. Em vez disso, queremos que nossas fábricas produzam vários modelos diferentes com base técnica em uma arquitetura de veículo”, disse o chefe de produção da VW, Christian Vollmer.
Como será o SUV ID.2X?
Como o Jornal do Carro adiantou, o modelo usará uma versão reduzida da plataforma MEB. Dessa forma, a tração é apenas dianteira. Estarão disponíveis baterias com 38 kWh e 56 kWh, o que entrega ao modelo uma autonomia de 290 a 420 km, por exemplo. No entanto, a marca utilizará baterias de células padrão, com química LFP de baixo custo, vindas de uma fábrica da marca específica para produção dessas células, em Sagunto, na Espanha. Os veículos, contudo, terão produção em Barcelona.
A expectativa é de que o ID.2X seja um pouco maior que o ID.2. Para se ter uma ideia, o hatch elétrico mede 4,05 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. Já o SUV terá cerca de 4,10 m de comprimento, porte parecido com o do Fiat Pulse, por exemplo, que conta com 4,09 m. Já o entre-eixos deve ficar na faixa dos 2,65 metros.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!