Você está lendo...
Mercedes-Benz CLA 2024 chega ao Brasil em duas versões; veja o preço
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Lançamentos

Mercedes-Benz CLA 2024 chega ao Brasil em duas versões; veja o preço

Mercedes-Benz CLA 2024 tem visual renovado e sistema híbrido leve; sedã esportivo está disponível nas opções CLA 200 AMG Line e CLA 35 4MATIC

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

03 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz CLA 2024
Mercedes-Benz CLA 2024 chega ao Brasil em duas versões; veja os preços
Crédito:Mercedes-Benz/ Divulgação

O novo Mercedes-Benz CLA 2024 está no Brasil. Após apresentação no mercado europeu em janeiro, com algumas atualizações, o sedã com estilo de cupê está disponível em duas versões. O CLA 200 AMG Line tem preço de R$ 346.900, enquanto o CLA 35 4MATIC, com motor 2.0 turbo de 306 cv, tem tabela de R$ 496.900. Ambos já aceitam encomendas.



Mercedes-Benz CLA 2024
Mercedes-Benz/ Divulgação

Entre as principais novidades, o Mercedes-Benz CLA 2024 exibe a frente atualizada com o novo padrão de grade da marca, que traz pequenos pontos. Além disso, o para-choque foi redesenhado e ganhou uma abertura inferior mais ampla. Por fim, os faróis tiveram o desenho interno modernizado e, na traseira, há um novo difusor.

Publicidade


Por dentro, o CLA 2024 apresenta duas telas de 10,25″ posicionadas lado a lado, que abrigam o quadro de instrumentos e o multimídia. Além disso, a atualização do sistema MBUX introduziu novos estilos, denominados Classic, Sporty e Discreet. Ademais, o volante é revestido com couro Nappa e agora há espelhamento sem fio com Apple CarPlay e Android Auto. E todas as portas USB-C contam agora com iluminação.

Em relação aos equipamentos, a Mercedes-Benz promoveu atualizações nos sistemas de assistência à direção. Por exemplo, o assistente de manutenção de faixa está mais preciso no controle ativo de direção, o que torna a condução mais confortável e segura.

Os motores do novo Mercedes-Benz CLA 2024

CLA 200 AMG Line

A versão de entrada traz o motor 1.3 turbo de quatro cilindros feito em colaboração com a Renault. Ele gera 163 cv a 5.500 rpm e 27,5 mkgf de torque entre 2.700 e 3.500 rpm. A novidade é o sistema híbrido leve de 48 volts, que fornece até 14 cv adicionais em determinadas situações. O câmbio é automatizado de dupla embreagem (DCT) e 7 marchas. Segundo a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 8,4 segundos, e a velocidade máxima alcança 229 km/h.


CLA 35 4MTIC

A versão mais cara do CLA 2024 tem a grade do radiador com barras verticais, um para-choque mais esportivo na dianteira e o emblema AMG no capô. Além disso, bem com rodas de liga leve de 19″ na cor preto fosco. Sob o capô, traz o 2.0 turbo com 306 cv de potência. E também adiciona um sistema híbrido leve de 48 volts, com os mesmos 14 cv extras para situações como ao fazer ultrapassagens.

De acordo com a Mercedes-Benz, o CLA 35 acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e alcança velocidade máxima de 250 km/h. O câmbio AMG SpeedShift DCT tem 8 marchas e dupla embreagem. Já a tração é integral AMG Performance 4MATIC.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo Renault Megane E-Tech elétrico: preço, tamanho e desempenho
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.