O segmento de SUVs com sete lugares está aquecido, algo que as vendas do Jeep Commander, versão “esticada” do Compass, por exemplo, não deixam mentir. A fim de não perder o bonde do nicho de vendas, a Toyota está trabalhando numa versão de sete passageiros do Corolla Cross, sob nome interno de projeto 340D.
Assim, o modelo está em desenvolvimento na Índia, e será direcionado a mercados emergentes, podendo ter o Brasil como destino. A plataforma TNGA-C, emprestada do Corolla Cross, aumentará 150 mm em entre-eixos, chegando a medir mais ou menos 2,79 metros na medida. O número prova-se maior do que os atuais 2,64 m medidos pelo Corolla Cross, por exemplo.
É importante salientar que a receita tem semelhança com a já empregada no rival Commander, cujo entre-eixos é 158 mm maior que seu irmão menor, Compass. O projeto 340D também deve receber uma porta traseira maior, facilitando o acesso de quem entra e sai do novo espaço.
As mudanças não serão restritas apenas ao entre-eixos, por exemplo. Para comportar as novas dimensões, o novo Corolla Cross de sete lugares terá um balanço traseiro maior, levando seu comprimento para além dos 4,40 metros, podendo chegar até os 4,80 metros, por exemplo. Quem vai nas últimas fileiras ou precisa de espaço para bagagem, agradece.
Produção do Corolla Cross de sete lugares será em nova fábrica da Toyota na Índia
Na Índia, onde ocorre o desenvolvimento e futura produção, uma nova fábrica deverá lidar com o mercado interno e de exportação. Com produção de até 120 mil carros por ano, deverá auxiliar a marca a chegar ao patamar de produção anual de meio milhão de carros no país. Seja como for, se o modelo ganhar produção em mercados fora da Índia, existe a possibilidade da produção nacional acontecer em Sorocaba (SP), depois de 2026.
Em termos mecânicos, o novo modelo provavelmente utilizará a mesma mecânica original da versão menor. Mudanças estéticas, a fim de diferenciar os dois modelos, devem ser pontuais, e só devem chegar a partir do facelift do Corolla Cross atual. Detalhes menores como faróis acabarão mantidos, no entanto.
O Jornal do Carro também está no Instagram!