Você está lendo...
Toyota terá 500 Mirai a hidrogênio na frota da Olimpíada de Paris
Notícias

Toyota terá 500 Mirai a hidrogênio na frota da Olimpíada de Paris

A frota de Mirai vai servir à organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e, segundo a Toyota, o hidrogênio será gerado por fontes renováveis de energia

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

28 de set, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Olimpíadas de Paris
Toyota terá 500 Mirai a hidrogênio na Olimpíada de Paris
Crédito:Toyota/ Divulgação

A Toyota vai oferecer 500 unidades do Mirai, seu carro a hidrogênio, para formar a frota da organização da Olimpíada de Paris. Conforme a marca, os carros vão usar hidrogênio verde. Ou seja, gerado a partir de fontes renováveis de energia. Com isso, a meta é reduzir em 50% as emissões de carbono. Isso na comparação com a frota usada na Olimpíada anterior. Além disso, a frota ficará disponível tanto para os Jogos Olímpicos quanto para os Paralímpicos de 2024.



Segundo a japonesa, a ideia é “fornecer soluções de mobilidade sustentável”. Para atingir a meta de carbono neutro, a Toyota adotou uma abordagem variada à mobilidade. Isso inclui a oferta de uma ampla variedade de veículos. Ou seja, elétricos a bateria e a célula a combustível. Bem como híbridos e híbridos plug-in, com baterias que são recarregadas em tomadas.

Toyota Mirai para a frota oficial da Olimpíada de Paris

Seja como for, o Mirai não exatamente uma novidade. Por exemplo, o carro a hidrogênio já foi mostrado no Brasil. Com quase 5 metros de comprimento, o Mirai é feito sobre a plataforma GA-L, a mesma do Lexus LS. Assim, permite acomodar uma bateria elétrica de 1,2 kW e 330 células de hidrogênio. Essas são responsáveis por gerar energia para o motor elétrico, que gera cerca de 184 cv de potência e 30,6 mkgf de torque.

Publicidade


Dessa forma, o Toyota Mirai combina a tecnologia da célula a combustível a hidrogênio com as vantagens da mobilidade elétrica. Porém, com maior autonomia e processo rápido de reabastecimento. De acordo com a marca, a frota será reabastecida com hidrogênio fornecido pela Air Liquide. Ou seja, uma das empresas apoiadoras dos Jogos Olímpicos.

Por fim, a organização da Olimpíada de Paris 2024 informa que reafirma o compromisso com a redução do impacto ambiental dos jogos. Assim, a escolha da frota de automóveis elétricos visa tornar o evento o mais sustentável possível.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo Renault Megane E-Tech elétrico: preço, tamanho e desempenho
Deixe sua opinião