Em agosto, a GWM deu mais um passo em sua estratégia no Brasil e lançou o primeiro integrante de sua linha de veículos elétricos, o Ora 03. Um mês antes, a marca abriu as pré-reservas do hatch, que tem duas versões de acabamento e preços a partir de R$ 150 mil. Tais credenciais são suficientes para encarar, entre outros modelos, o fenômeno BYD Dolphin, que vendeu mais de 1.000 unidades só no mês passado. As entregas do novo modelo chinês estão previstas para dezembro.
Antes de tudo, cabe detalhar os valores. O Ora 03 sai por R$ 150 mil na versão de entrada Skin (mesmo preço da configuração Skin Copacabana, uma edição especial e limitada em 200 unidades). Já a configuração GT sai por R$ 184 mil. As compras do modelo elétrico podem ser feitas tanto em concessionárias como em lojas de shoppings. Como já é praxe na marca, também dá para adquirir o modelo por meio da plataforma Mercado Livre, mediante pagamento de R$ 9 mil de sinal. Desse modo, preço bastante competitivo frente ao principal concorrente, que é um pouco mais barato, mas fica devendo alguns itens de série.
Quais as diferenças de Skin e GT?
Visualmente, ambas as configurações mudam um pouco – para-choque, rodas, cores da carroceria etc -, mas o que mais chama a atenção é, de fato, a mecânica. Embora ambas contem com o mesmo motor elétrico de 171 cavalos de potência, as baterias (que ficam sob o assoalho) diferem. Ou seja, se o cliente prefere mais autonomia e, consequentemente, mais comodidade na hora de recarregar, paga mais.
Em síntese, o modelo de entrada (e a série Skin Copacabana) tem baterias de 48 kWh. Na opção GT, entretanto, o componente tem 63 kWh. Desse modo, a versão topo de linha oferece até 319 km de alcance. A informação foi divulgada pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) recentemente. A bateria de menor alcance ainda não teve o dado divulgado pelo órgão brasileiro. Sabe-se, ainda, que a recarga da bateria (de 10% a 80%) em pontos de corrente alternada (AC) é feita em até 5 horas. Ou 30 a 40 minutos em corrente contínua (DC).
Rodar suave
Nesse primeiro (e breve) contato que o Jornal do Carro teve com a versão topo de linha (GT) do Ora 03, rodamos apenas em circuito urbano. Exatamente, onde os carros elétricos têm resultados mais satisfatórios. Afinal, é nesse ambiente que a regeneração atua mais forte e, portanto, gera mais economia.
O silêncio é total. Salvo pouquíssimo ruído de vento e o atrito dos pneus com o solo. Afinal, o isolamento acústico do Ora 03 é bem bom! A posição de dirigir agrada, e tem equipamentos dignos de carros de luxo, como massagem e ventilação nos bancos da frente (que têm comandos elétricos).
Sem dúvida, um dos grandes atrativos é a propulsão. O motor elétrico traciona as rodas dianteiras e gera 25,5 mkgf de torque – como em todo carro elétrico, imediato. Isso, a princípio, dá muita segurança em qualquer ultrapassagem, retomadas e arrancadas. O Ora 03 vai de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e chega a 160 km/h de velocidade final. É um carro bem forte, tem bastante disposição. E, ademais, entrega diversos recursos para quem o dirige. Mas os diversos radares fazem o carro apitar a todo momento em meio ao trânsito. É preciso desabilitar ou se acostumar com a situação.
Condução semiautônoma de nível 2+
A princípio, o novato tem condução semiautônoma de nível 2+. Ou seja, tem piloto automático inteligente, os alertas de manutenção de faixa e de frenagem autônoma de emergência, que até reconhece pedestres, ciclistas e motos, e, também, assistente de ponto cego, entre outros recursos. Reconhecimento de placas de trânsito, alerta sobre o excesso de velocidade e sete airbags também estão na lista.
Até na hora de dar partida, por exemplo, o Ora 03 é diferente. Não tem necessidade de apertar o botão Start&Stop. Para ligá-lo, basta estar com a chave presencial e pisar um pouco mais forte no pedal de freio. Mérito da tecnologia Smart-Start.
Visual já causou polêmica
Na estética, o Ora 03 já causou polêmica. Seus faróis arredondados (iluminados por LEDs) já rendeu comparações com modelos da Porsche, os Mini Cooper e até com o Fusca, inclusive, por causa dos paralamas dianteiros avantajados. A unidade avaliada pelo JC durante o evento de lançamento, tem detalhes em tom vermelho nas rodas (de 18″) e em outras partes do exterior e do interior do veículo, bem como a inscrição “GT” no aerofólio.
Se há um certo tempo, carro elétrico tinha design sem graça, agora, as fabricantes investem em soluções modernas até demais. No Ora 03, por exemplo, as lanternas traseiras abandonaram a posição convencional. Parte foi parar no para-choque (refletores, bem como luzes de ré e piscas). Assim, a lanterna fica numa faixa na base do vidro de trás. Já a luz de freio fica no aerofólio – no topo da tampa traseira (com abertura “free-hands”, mãos livres, em português). Tanta modernidade pode afastar a clientela brasileira, que ainda é bem tradicional quando se trata de compra de carro.
Debaixo da tampa do porta-malas, aliás, espaço para apenas 228 litros de bagagem. Pequeno, afinal, até o Renault Kwid é maior, com 290 litros de capacidade. Por falar em medidas, são 4,26 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,60 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.
Interior
No interior, o destaque vai para as telas do painel de instrumentos e da central multimídia. Cada uma tem 10,25 polegadas. Seguem, portanto, o padrão de Mercedes-Benz, BMW e companhia, alojadas em uma única peça.
Na tela central são exibidas imagens das câmeras de 360° (alojadas no para-brisas, para-choque dianteiro, para-choque traseiro e uma em cada retrovisor). Ademais, é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e tem conexão via Bluetooth.
O Ora 03 tem 12 sensores e assistente de estacionamento automático, além de alerta e frenagem autônoma de emergência de tráfego cruzado dianteiro. Na lista, têm, ainda, três portas USB, sistema de som com 120 W de potência, seis alto-falantes, carregador por indução com tecnologia fast charge e potência máxima de 15 W – compatível com telefones certificados no padrão Qi.
O Ora 03 pode vir nas cores branco Ágata, preto Hematita e vermelho Brava disponíveis para as duas versões, além de cinza Amazonita disponível apenas para o GT. Já o azul Copacabana é exclusivo para a configuração Skin. Tem cinco anos de garantia para o carro e oito anos (ou 200 mil km) para a bateria.
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