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Aceleramos: GWM Ora 03 tem duas versões e mira o rival BYD Dolphin
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Aceleramos: GWM Ora 03 tem duas versões e mira o rival BYD Dolphin

GWM oferece o Ora 03 em duas configurações que custam de R$ 150 mil e R$ 184 mil; edição especial Skin Copacabana é limitada a 200 unidades

Vagner Aquino, especial para o Estadão

10 de out, 2023 · 11 minutos de leitura.

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ORA 03
Hatch tem radar frontal, cinco câmeras (para-brisas, para-choque dianteiro, para-choque traseiro e uma em cada retrovisor) e autonomia de 319 km
Crédito:Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Em agosto, a GWM deu mais um passo em sua estratégia no Brasil e lançou o primeiro integrante de sua linha de veículos elétricos, o Ora 03. Um mês antes, a marca abriu as pré-reservas do hatch, que tem duas versões de acabamento e preços a partir de R$ 150 mil. Tais credenciais são suficientes para encarar, entre outros modelos, o fenômeno BYD Dolphin, que vendeu mais de 1.000 unidades só no mês passado. As entregas do novo modelo chinês estão previstas para dezembro.



GWM Ora 03: hatch elétrico chinês é uma boa compra? Conheça

Antes de tudo, cabe detalhar os valores. O Ora 03 sai por R$ 150 mil na versão de entrada Skin (mesmo preço da configuração Skin Copacabana, uma edição especial e limitada em 200 unidades). Já a configuração GT sai por R$ 184 mil. As compras do modelo elétrico podem ser feitas tanto em concessionárias como em lojas de shoppings. Como já é praxe na marca, também dá para adquirir o modelo por meio da plataforma Mercado Livre, mediante pagamento de R$ 9 mil de sinal. Desse modo, preço bastante competitivo frente ao principal concorrente, que é um pouco mais barato, mas fica devendo alguns itens de série.

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GWM ORA
Edição especial Skin Copacabana, por R$ 150 mil, tem opcional de teto solar, por R$ 10 mil extras (GWM/Divulgação)

Quais as diferenças de Skin e GT?

Visualmente, ambas as configurações mudam um pouco – para-choque, rodas, cores da carroceria etc -, mas o que mais chama a atenção é, de fato, a mecânica. Embora ambas contem com o mesmo motor elétrico de 171 cavalos de potência, as baterias (que ficam sob o assoalho) diferem. Ou seja, se o cliente prefere mais autonomia e, consequentemente, mais comodidade na hora de recarregar, paga mais.

Em síntese, o modelo de entrada (e a série Skin Copacabana) tem baterias de 48 kWh. Na opção GT, entretanto, o componente tem 63 kWh. Desse modo, a versão topo de linha oferece até 319 km de alcance. A informação foi divulgada pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) recentemente. A bateria de menor alcance ainda não teve o dado divulgado pelo órgão brasileiro. Sabe-se, ainda, que a recarga da bateria (de 10% a 80%) em pontos de corrente alternada (AC) é feita em até 5 horas. Ou 30 a 40 minutos em corrente contínua (DC).


Bocal de recarga fica no paralamas dianteiro (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Rodar suave

Nesse primeiro (e breve) contato que o Jornal do Carro teve com a versão topo de linha (GT) do Ora 03, rodamos apenas em circuito urbano. Exatamente, onde os carros elétricos têm resultados mais satisfatórios. Afinal, é nesse ambiente que a regeneração atua mais forte e, portanto, gera mais economia.

O silêncio é total. Salvo pouquíssimo ruído de vento e o atrito dos pneus com o solo. Afinal, o isolamento acústico do Ora 03 é bem bom! A posição de dirigir agrada, e tem equipamentos dignos de carros de luxo, como massagem e ventilação nos bancos da frente (que têm comandos elétricos).


ORA 03
Modelo tem modos de condução Normal, Eco, Automático, Esportivo e Esportivo+ (GWM/Divulgação)

Sem dúvida, um dos grandes atrativos é a propulsão. O motor elétrico traciona as rodas dianteiras e gera 25,5 mkgf de torque – como em todo carro elétrico, imediato. Isso, a princípio, dá muita segurança em qualquer ultrapassagem, retomadas e arrancadas. O Ora 03 vai de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e chega a 160 km/h de velocidade final. É um carro bem forte, tem bastante disposição. E, ademais, entrega diversos recursos para quem o dirige. Mas os diversos radares fazem o carro apitar a todo momento em meio ao trânsito. É preciso desabilitar ou se acostumar com a situação.

Condução semiautônoma de nível 2+

A princípio, o novato tem condução semiautônoma de nível 2+. Ou seja, tem piloto automático inteligente, os alertas de manutenção de faixa e de frenagem autônoma de emergência, que até reconhece pedestres, ciclistas e motos, e, também, assistente de ponto cego, entre outros recursos. Reconhecimento de placas de trânsito, alerta sobre o excesso de velocidade e sete airbags também estão na lista.


Até na hora de dar partida, por exemplo, o Ora 03 é diferente. Não tem necessidade de apertar o botão Start&Stop. Para ligá-lo, basta estar com a chave presencial e pisar um pouco mais forte no pedal de freio. Mérito da tecnologia Smart-Start.

Visual já causou polêmica

Na estética, o Ora 03 já causou polêmica. Seus faróis arredondados (iluminados por LEDs) já rendeu comparações com modelos da Porsche, os Mini Cooper e até com o Fusca, inclusive, por causa dos paralamas dianteiros avantajados. A unidade avaliada pelo JC durante o evento de lançamento, tem detalhes em tom vermelho nas rodas (de 18″) e em outras partes do exterior e do interior do veículo, bem como a inscrição “GT” no aerofólio.

ORA 03
Dianteira já foi comparada a Porsche, Mini e Fusca (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Se há um certo tempo, carro elétrico tinha design sem graça, agora, as fabricantes investem em soluções modernas até demais. No Ora 03, por exemplo, as lanternas traseiras abandonaram a posição convencional. Parte foi parar no para-choque (refletores, bem como luzes de ré e piscas). Assim, a lanterna fica numa faixa na base do vidro de trás. Já a luz de freio fica no aerofólio – no topo da tampa traseira (com abertura “free-hands”, mãos livres, em português). Tanta modernidade pode afastar a clientela brasileira, que ainda é bem tradicional quando se trata de compra de carro.

ORA 03
Lanterna fica na região do vidro traseiro (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Debaixo da tampa do porta-malas, aliás, espaço para apenas 228 litros de bagagem. Pequeno, afinal, até o Renault Kwid é maior, com 290 litros de capacidade. Por falar em medidas, são 4,26 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,60 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.


Porta-malas tem apenas 228 litros (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Interior

No interior, o destaque vai para as telas do painel de instrumentos e da central multimídia. Cada uma tem 10,25 polegadas. Seguem, portanto, o padrão de Mercedes-Benz, BMW e companhia, alojadas em uma única peça.

ORA 03
Sobre o painel figuram as duas telas de 10,25″ cada (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Na tela central são exibidas imagens das câmeras de 360° (alojadas no para-brisas, para-choque dianteiro, para-choque traseiro e uma em cada retrovisor). Ademais, é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e tem conexão via Bluetooth.

O Ora 03 tem 12 sensores e assistente de estacionamento automático, além de alerta e frenagem autônoma de emergência de tráfego cruzado dianteiro. Na lista, têm, ainda, três portas USB, sistema de som com 120 W de potência, seis alto-falantes, carregador por indução com tecnologia fast charge e potência máxima de 15 W – compatível com telefones certificados no padrão Qi.

O Ora 03 pode vir nas cores branco Ágata, preto Hematita e vermelho Brava disponíveis para as duas versões, além de cinza Amazonita disponível apenas para o GT. Já o azul Copacabana é exclusivo para a configuração Skin. Tem cinco anos de garantia para o carro e oito anos (ou 200 mil km) para a bateria.


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Prós

  • Modelo parte de R$ 150 mil, mas oferece equipamentos de carros de luxo, como bancos com massagem e ventilação, por exemplo, além de mimos, como teto solar panorâmico; isolamento acústico e tocada do ORA 03 agradaram durante as primeiras impressões. Preço não é caro quando comparado ao principal concorrente

Contras

  • Câmeras e radares detectam perigo de colisão e apitam o tempo todo em meio ao trânsito e exige que o motorista conviva com isso, ou desabilite a função; visual incomum da traseira pode causar estranhamento e até rejeição por parte do tradicional público brasileiro; porta-malas é pequeno

Ficha Técnica

GWM Ora 03 GT

Motor

Elétrico, tração dianteira

Potência

171 cv

Torque

25,5 mkgf

Capacidade da bateria

63 kWh

Autonomia

319 km

Aceleração entre 0 e 100 km/h

8,2 segundos

Velocidade máxima

160 km/h

Suspensão

McPherson com barra estabilizadora (dianteira)/Eixo de torção (traseira)

Comprimento

4,26 m

Largura

1,83 m

Altura

1,60 m

Entre-eixos

2,65 m

Porta-malas

228 litros

Peso

1.580 kg

Preço

R$ 184 mil

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Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.