Conforme noticiado pelo Jornal do Carro, a BYD inaugurou, na segunda-feira (9), a pedra fundamental na fábrica de Camaçari (BA). Após longo período de negociações entre o Governo do Estado e a Ford (antiga proprietária do local), a ação simboliza o início das obras pela fabricante chinesa. A partir de 2025, sairão das linhas de produção local os elétricos Dolphin e Yuan Plus, bem como o SUV híbrido plug-in Song Plus.
No local onde a Ford produziu carros por mais de 20 anos (até 2021), também haverá uma unidade de produção de baterias. Desse modo, será a maior fábrica da BYD fora da China. Para isso, receberá investimento de R$ 3 bilhões.
Embora a BYD não fale em data exata ou qual modelo vai inaugurar a fábrica, a montadora – que, hoje, vende os elétricos Dolphin, D1, Tan, Han e Yuan Plus, bem como o híbrido Song Plus DM-i – será a primeira fabricante a produzir carro elétrico em solo brasileiro. O modelo de estreia deve ser o Dolphin – atualmente importado da China, como toda a linha. Isso, porque vem quebrando recordes de vendas. Só em setembro, registrou mais de 1.000 unidades.
Mas, o que esperar dos modelos montados na Bahia a partir de janeiro de 2025? Para sanar essas dúvidas o JC traz, abaixo, os principais detalhes do trio chinês de motorização eletrificada.
Dolphin
Vamos começar pelo Dolphin, que estreou em junho deste ano no mercado brasileiro por R$ 149.800. Depois de nocautear adversários como JAC e-JS1 e Renault Kwid E-Tech, agora, o hatch também é oferecido na configuração Plus, que custa R$ 179.800.
Em termos de design, o Plus traz um pouco a mais de esportividade. Tem, por exemplo rodas de 17″, ao invés do conjunto de 16″ do Dolphin mais barato. Além disso, adiciona também teto panorâmico e pintura em duas cores na carroceria. Ao todo, a paleta reúne os tons azul, preto, rosa e branco. Já a cor secundária é sempre cinza.
Na motorização, a configuração de entrada tem propulsor elétrico dianteiro de 95 cv e 18,3 mkgf de torque. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e alcança velocidade máxima de 150 km/h. O pacote de bateria de 44,9 kWh fornece autonomia para rodar até 291 km segundo aferição do Inmetro.
Já a versão Plus do hatch é mais potente. Leva o mesmo conjunto elétrico do SUV Yuan Plus e, desse modo, gera 204 cv de potência e 31,6 mkgf de torque. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos. A autonomia, de acordo com a BYD, é de 427 km no ciclo WLTP.
A bordo, o motorista encontra uma enorme central multimídia com tela giratória de 12,8″ e padrão de acabamento caprichado. Tem couro, molduras estilizadas e partes macias ao toque. Entre ambas as configurações, diferem apenas as cores do acabamento. Na opção topo de linha adiciona o pacote ADAS de nível 2. Dessa forma, tem, por exemplo, piloto automático adaptativo, assistente de faixa, leitor de placas de velocidade e detecção de ponto cego, por exemplo.
Yuan Plus
O SUV elétrico chinês BYD Yuan Plus tem preço de Jeep Compass 4×4 a diesel, desempenho de Chevrolet Bolt e autonomia maior que a do Volvo XC40 (leia mais). Com 458 km de alcance declarado, o utilitário que chegou ao País em dezembro de 2022 é vendido em versão única de acabamento. Custa R$ 269.990.
O modelo, como no Dolphin Plus, extrai 204 cv de potência do motor elétrico posicionado na dianteira. O torque máximo de 31,6 mkgf também não muda, bem como a aceleração de zero a 100 km/h em 7,3 segundos. As baterias Blade, de 60,5 kWh, fornecem os 458 km de alcance máximo.
Em medidas, tem 4,45 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 2,72 m de entre-eixos. O visual é elegante e lembra os demais modelos da chinesa BYD, como o sedã Han EV e o SUV de 7 lugares Tan EV. Destaque para as luzes de LEDs que iluminam faróis e grade. Tem, ainda, rodas de liga-leve com 18 polegadas.
Por dentro, segue o conceito da maioria dos modelos da marca, com quadro de instrumentos de 5 polegadas e tela central giratória de 12,8″, que pode ficar disposta na horizontal ou na vertical. O sistema da BYD permite instalar apps como Spotify e Waze, mas depende da conexão do celular. E não tem espelhamento Android Auto e Apple Carplay.
Ademais, teto solar panorâmico, forração dos bancos com couro ecológico, entradas USB-C, controle de cruzeiro adaptativo, alertas de ponto cego, frenagem automática de emergência com detector de ciclistas e pedestres e, por fim, três modos de condução: Normal, Sport e Eco.
Song Plus
O Song Plus chegou ao Brasil no fim de 2022 como o SUV híbrido plug-in mais acessível do País. O utilitário estreou com preço de Jeep Compass Trailhawk turbodiesel, mas com conjunto híbrido mais poderoso que o do – também plug-in – Compass 4xe. É, portanto, equipado com o motor 1.5 a gasolina (impulsiona as rodas e também alimenta o motor elétrico) de 110 cv e um propulsor elétrico (no eixo dianteiro) de 179 cv. Combinada, a potência vai para 235 cv. Torque máximo: 40,8 mkgf. E tem aceleração de zero a 100 km/h em 7,9 segundos. E a bateria tem 8,3 kWh.
O sistema híbrido da BYD teve os números de consumo aferidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro. E o SUV chinês é um dos carros mais econômicos à venda no País. Faz 38,4 km/l em ciclo urbano. Supera os 1.000 km com o tanque de combustível cheio e a bateria carregada.
Com tabela de R$ 269.990, é bem equipado. Tem central multimídia de 12,8 polegadas que reúne câmera 360º dentre suas funções. O quadro de instrumentos também é digital e personalizável, mas é maior: tem 12,3″. Ademais, tem chave presencial com partida remota, controlador de velocidade adaptativo (com Stop&Go) e assistente de permanência em faixa. Por fim, o Song Plus tem abertura elétrica da tampa do porta-malas (574 litros), chip de internet para atualização do sistema e faróis e lanternas full LEDs. Por dentro, há opção de 31 cores de luz ambiente.
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