Você está lendo...
BYD mostra Dolphin de polícia e SUVs Yuan e Song Plus na fábrica da Bahia
Mercado

BYD mostra Dolphin de polícia e SUVs Yuan e Song Plus na fábrica da Bahia

Dias após Ford entregar a fábrica de Camaçari de volta ao Estado da Bahia, BYD lança pedra fundamental e mostra carros que produzirá no País

Diogo de Oliveira

10 de out, 2023 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

BYD fábrica Bahia
BYD mostra Dolphin EV customizado para a Polícia Militar da Bahia no lançamento da pedra fundamental da fábrica de Camaçari
Crédito:Governo da Bahia/Divulgação

A BYD lançou nesta segunda-feira (9) a pedra fundamental da fábrica de Camaçari, na Bahia, após longo período de negociações entre o Governo do Estado e a Ford, antiga proprietária do local. Para simbolizar o início das obras, a chinesa levou seus elétricos de maior sucesso no País, o hatch Dolphin EV e o SUV Yuan Plus. Assim, a marca sinaliza o que o Jornal do Carro antecipou: a dupla será feita em solo baiano, assim como o SUV híbrido plug-in Song Plus.

Aliás, para a cerimônia de posse da fábrica, a BYD preparou um exemplar do Dolphin EV customizado para a Polícia Militar da Bahia. Do lado político, o governador baiano, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou que enviou à Assembleia Legislativa um projeto de isenção de IPVA para carros elétricos de até R$ 300 mil no Estado. Além dos carros de passeio, a BYD já confirmou que vai construir uma unidade de produção de baterias em Camaçari.



BYD fábrica Bahia
CEO BYD Américas, Stella Li, discursa na cerimônia da fábrica em Camaçari (Governo da Bahia/Divulgação)

Publicidade


Cronograma da fábrica da BYD na Bahia

fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, irá ocupar o local onde a Ford produziu carros por mais de 20 anos no Brasil. Mas a montadora chinesa ainda vai demorar a fabricar seus veículos por lá. Segundo Alexandre Baldy, porta-voz da BYD no Brasil, isso só deve acontecer no 1º trimestre de 2025. Ou seja, um pouco depois do cronograma inicial, que previa o início das operações no 2º semestre de 2024.

A compra da unidade não se deu de forma direta por questões internas na Ford e na BYD. A solução foi o governo do Estado da Bahia adquirir a fábrica e, em seguida, vendê-la. Após a resolução do impasse, os chineses fecharam negócio. E, então, deram início a uma avaliação minuciosa da área construída. A BYD planeja utilizar os prédios da Ford e expandir com novas construções. Aliás, Baldy sinalizou que há intenção de “mudar todo o layout”.

BYD fábrica Bahia
SUV Song Plus será feito na Bahia com tecnologia híbrida flex (Governo da Bahia/Divulgação)

Dessa forma, a unidade – que produzia a linha Ka (hatch e sedã) e o SUV Ecosport – deverá se tornar a maior fábrica da BYD fora da China. Para isso, receberá um investimento de R$ 3 bilhões. Com esse montante, a montadora pretende iniciar a operação com a fábrica de processamento de fosfato e lítio, matéria-prima das baterias. Logo depois, em janeiro de 2025, dará início à montagem de carros elétricos e híbridos do tipo plug-in no País.

Os carros que a BYD vai fabricar na Bahia

Conforme o Jornal do Carro contou em junho, a BYD vai produzir o hatch elétrico Dolphin EV e o SUV híbrido Song Plus na fábrica de Camaçari, já com tecnologia híbrida flex. Além da dupla, a chinesa deve montar no local o SUV elétrico Yuan Plus. A BYD não fala em data exata ou qual modelo vai inaugurar a fábrica. Hoje, a empresa vende os elétricos DolphinD1TanHan e Yuan Plus, bem como o Song Plus DM-i. Todos são importados da China.

BYD Yuan Plus: SUV elétrico chinês tem preço de Compass a diesel. Vale à pena?

BYD Dolphin: um fenômeno de vendas

A BYD deverá ser a primeira fabricante a produzir um carro elétrico em solo brasileiro. Este modelo tem tudo para ser o Dolphin EV, que estreou em junho. Com mais de 1.000 unidades entregues apenas em setembro, o hatch elétrico se tornou um fenômeno de vendas e vem quebrando recordes. Por isso, naturalmente, deverá ser o escolhido.

BYD fábrica Bahia
Governo da Bahia/Divulgação

O hatch elétrico chegou com preço de R$ 149.800 e estremeceu rivais como, por exemplo, o Renault Kwid E-Tech. A configuração de entrada traz um motor elétrico dianteiro de 95 cv e 18,3 mkgf de torque. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e alcança velocidade máxima de 150 km/h. A autonomia, por sua vez, é de 291 km segundo o Inmetro.


Já o Dolphin Plus estreou no mercado brasileiro com uma proposta mais robusta. Para isso, ganhou o mesmo conjunto elétrico do SUV Yuan Plus. Ou seja, entrega 204 cv de potência e 31,6 mkgf de torque. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos. A autonomia, de acordo com a BYD, é de 427 km no ciclo WLTP. Uma diferença significativa.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
GWM Ora 03: hatch elétrico chinês é uma boa compra? Conheça

Deixe sua opinião