A fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ) vai deixar de produzir o Peugeot 2008. A informação é do site argentino Ámbito Financiero, que obteve documentos que evidenciam os números de fabricação do 2008 em Palomar (Argentina). Assim, a planta fluminense terá espaço para outro SUV, o Citroën Aircross.
O SUV de sete lugares da Citroën já começa a produção neste mês e isso vai motivar o encerramento do Peugeot 2008 de primeira geração a partir do dia 2 de dezembro. Cabe, portanto, lembrar que o hatch C3 também tem produção na fábrica fluminense.
Para completar, a partir do segundo semestre de 2024, o SUV-cupê da Citroën – que deve ser chamado de C3 X, mas até então atende por projeto CC22 -, também será fabricado no Rio de Janeiro. Assim, a planta se tornará exclusiva à modelos da Citroën.
Já a Peugeot vai se concentrar na planta de Palomar, na Argentina, a partir de 2024. Já na segunda quinzena de janeiro está previsto o início da fabricação das primeiras unidades do SUV 2008. Até lá, em síntese, a unidade vai produzir protótipos e exemplares pré-série do utilitário. Isso, a princípio, serve para ajustes nas linhas de produção.
Números
De acordo com o cronograma exposto pelo site argentino, no primeiro mês de 2024, as primeiras 30 unidades deverão sair da linha de montagem argentina da Stellantis. Em fevereiro, o número vai para 249. Sobe para 404 em março, 1.063 em abril e, por fim, ultrapassará 2.000 exemplares a partir de maio. Só em junho, portanto, estabilizará acima da média mensal de 3.000. A ideia é fazer 25.592 unidades em 2024.
Sobre manter o 2008 em linha no Brasil, a resposta é “sim”. Especulações apontam que a ideia da Peugeot é produzir as versões de entrada e as intermediárias em Palomar, enquanto as configurações topo de gama chegariam da Europa (nova geração).
Siga o Jornal do Carro no Instagram!